Pelo menos 200 vagas para capacitação e 400 para recertificação de guarda-vidas civil temporário estão abertas para atuação durante a Operação Verão 2021/2022 no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 19. De acordo com os editais, o período de trabalho inicia no mês de novembro de 2021 e segue até abril do ano que vem, podendo este período ser reduzido, de acordo com as necessidades da corporação. As inscrições seguem até o dia 2 de novembro.

Ainda, segundo as informações divulgadas, os guarda-vidas temporários executarão suas funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados. O processo seletivo acontecerá em três fases, sendo Habilitação Específica com Exames de Saúde e Mental, exames de Aptidão Física e Capacitação Técnica.

Para a função de capacitação serão 25 vagas para águas internas, 150 para águas de mar no Litoral Norte e 25 para o Litoral Sul. Para participar do certame, é necessário ter mais de 18 anos e máximo 55, não ter sido desligado em edições anteriores do Processo Seletivo ou Operação Verão por motivo disciplinar, entre outras obrigações.

Durante a fase da Capacitação Técnica de Guarda-Vidas, o candidato receberá remuneração mensal de R$ 2 mil.

Já para os candidatos da recertificação, o procedimento é válido para aqueles que trabalharam durante as Operações Verão em 2019 e 2020. Neste caso, serão 25 vagas para águas internas, 310 para o Litoral Norte e 65 para o Litoral Sul, com remuneração mensal de R$ 2 mil. Outras informações sobre o processo podem ser obtidas através deste link.