Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica que nesta sexta-feira, 15, há possibilidade de tempestades em todo o Rio Grande do Sul. As informações dão conta de que há indicação de perigo iminente para as área das regiões sudoeste, centro, noroeste, sudeste e metropolitana.

Segundo os dados, além de grandes volumes de chuva, que podem alcançar os 100 milímetros ao longo do dia, há possibilidade de ventos fortes, chegando até 100 quilômetros por hora. Em decorrência da situação, não está descartada a possibilidade de falta de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e até alagamentos.

Na região da Serra, o instituto emitiu um alerta amarelo, indicando possibilidade de chuvas em menor volume, podendo chegar a 30 milímetros, como já era previsto pela meteorologia. Os ventos também devem chegar a 60 km/h.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, apesar dos alertas emitidos, vale lembrar que avisos e alertas são previsões e podem ou não se confirmar. Situações de risco devem ser informadas através do telefone de emergência da Defesa Civil, número 199.