Rio Grande do Sul e mais 10 estados estão entre os que devem se alertar diante da onda de frio

No fim da manhã desta quarta-feira, 18 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de riscos à saúde por conta de uma nova onda de frio que deve chegar ao país nos próximos dias. O aviso começou a valer desde às 10h55min de hoje e vai até a sexta-feira, 20, às 23h. De acordo com o instituto, a temperatura permanecerá 5ºC a menos que a média para o período.

Ao todo, 11 estados e o Distrito Federal estão sob a área de risco desenhada pelo instituto. O Inmet ainda recomenda que as pessoas, caso precisem, devem telefonar para a Defesa Civil, por meio do 199. Ainda nesta semana, no Rio Grande do Sul, já ficou vigente um alerta em relação a passagem do ciclone Yakecan na costa Leste do estado. Os gaúchos precisaram encarar chuvas e rajadas fortes de vento, e agora a massa de ar polar deve intensificar o frio.

Em Bento Gonçalves o frio já vinha apresentando sensações de temperaturas próximas a 0ºC, desde o começo da semana. Por conta disso, o poder público adotou uma medida recente para acolher mais pessoas em situação de vulnerabilidade. A Casa de Passagem passou a operar durante 24h.

Orientações da Defesa Civil   

– Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;

– Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;

– Beba bastante líquidos;

– Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.

– Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;

– Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro;

– Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.