As obras de restauro do Museu do Imigrante em Bento Gonçalves já iniciaram. A primeira etapa, que está em andamento, corresponde ao restauro das esquadrias. O serviço está sendo executado pela Cavalet Esquadrias, empresa localizada nos Caminhos de Pedra e com experiência em restauro, vencedora do processo licitatório. Enquanto as esquadrias encontram-se em processo de restauro, o arquiteto responsável pela obra, está realizando a readequação do orçamento do projeto, defasado em função em função do tempo transcorrido da aprovação via Lei Rouanet. Somente após o estudo será possível prosseguir com as etapas posteriores.

O trabalho nesta primeira etapa abrange uma intervenção minuciosa. As esquadrias serão fotografadas, catalogadas e retiradas para serem submetidas a um processo mecânico de remoção das sucessivas camadas de tinta. As peças comprometidas serão substituídas por novas, de mesmas dimensões e tipologia, mantendo suas características originais e posteriormente, as janelas serão recolocadas.

Tendo em vista o grande número de esquadrias, o trabalho demandará enorme empenho e longo período de intervenção. O andamento será acompanhado pelo arquiteto William Pavão Xavier, com o objetivo de garantir a integridade das peças, respeitando o memorial descritivo.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Bento Gonçalves