Turmas de 20 detentos integram o trabalho do Núcleo Estadual de Ensino a Jovens e Adultos

A Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves iniciou na quinta-feira, 17, as aulas do Núcleo Estadual de Ensino a Jovens e Adultos (NEEJA). Serão duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, que contemplarão cerca de 20 alunos.

Os trabalhos serão ministrados pelas professoras Sandra Forest e Bruna Zanatta, que conduziram os trabalhos com uma oficina de acolhimento aos internos e, posteriormente, a realização de uma atividade de leitura. Até o final do ano, a direção da casa pretende ampliar o número de turmas e, consequentemente, o de alunos. A previsão é de que até 2020, o novo presídio abrigue nove turmas de alfabetização, que deverão contemplar aproximadamente 70 alunos, tanto do ensino fundamental, quanto no médio.

O diretor da Penitenciária, Edson Neves, e o diretor do Presídio de Bento Gonçalves, Volnei Zago, estiveram participando das atividades do NEEJA. Ambos os administradores ressaltaram aos presos a importância da educação no processo de inserção social, que começa na casa prisional. Neves destacou que a inauguração das turmas do NEEJA é mais um passo para o cumprimento do planejamento de abertura da casa prisional. “Com as atividades do NEEJA em pleno funcionamento, segue sendo cumprido, com êxito, o planejamento de abertura e as normas de ação da Penitenciária, que focam no trabalho e na educação prisional e na assistência religiosa aos internos”, garante.

Foto: Assessoria de Imprensa Susepe