Formado por moradores de diversos municípios do Rio Grande do Sul, que escolheram Bento Gonçalves para residir, o bairro Progresso é muito elogiado por quem vive lá. Entre os pontos positivos apontados, está a infraestrutura e a diversidade de serviços, além da localização, muito próxima do centro da cidade.

É o caso do casal Adolino Antônio Zardo, 79 anos e Maria Sequim Zardo, 72, vindos de Cotiporã há 24. Antes da mudança, eles já tinham a casa construída na Capital Nacional do Vinho. Esperaram a aposentadoria chegar, para vir. “A residência estava alugada, depois que me aposentei como professor, viemos para cá”, conta Zardo.

Adolino Antônio Zardo e a esposa Maria Sequim Zardo são naturais de Cotiporã

Para ele, o Progresso é um bairro muito bom. “Tem piores por aí. Não sairia daqui para ir morar em outro lugar. Já estamos acostumados”, resume. Entre o que mais gosta no local, está a receptividade do posto de saúde. “Atendem bem. Temos plano, mas já utilizei para fazer fisioterapia, por cinco anos, o atendimento era legal”, elogia.

O mecânico Daniel Zatta dos Santos veio ainda de mais longe, Foz do Iguaçu, município do Paraná, para residir com a família, que é natural da Serra Gaúcha. Entre idas e vindas, já são 25 anos morando no lugar pelo qual ele tem muito apreço. “Meus amigos de infância são daqui. Conheço todo mundo”, comenta.

Daniel Zatta dos Santos veio de Foz do Iguaçu, Paraná

O que ele mais gosta é da localização do bairro. “O Progresso é maravilhoso. Aqui é quase centro e tem tudo. Gosto dessa comodidade de ter mercado, farmácia, loja de roupas por perto”, destaca.

O empresário Lourenço Locatelli, 36 anos é natural de Bento Gonçalves. Morador do bairro desde que nasceu, só tem elogios. “Considero sensacional. Não saio daqui nem por reza braba”, brinca, aos risos.

Comparando o local com antigamente, o empresário afirma que percebe uma grande evolução e crescimento. “Era totalmente diferente. Não tinham tantos prédios. Antes a gente conhecia todo mundo que mora aqui, mas agora não tem como, tem muita gente que nova”, analisa.

Lourenço Locatelli acredita que o comércio cresceu junto com o bairro

Além de residir no Progresso, o jovem trabalha na empresa familiar, fundada pelos pais, Ademir Antonio Locatelli e Alda Caron Locatelli. “Nosso comércio existe há 30 anos. Eu tinha quase seis quando foi criado. Nós crescemos junto com o bairro”, orgulha-se.

Avanço dos residenciais

Se antigamente o local era formado por muitas casas, atualmente a realidade se transformou com a chegada dos residenciais. No Progresso são dois.

Um deles, o Morada D’Itália foi construído em janeiro 2000. De acordo com o síndico, Diogo Marostica, a infraestrutura conta com 31 apartamentos, onde residem 88 pessoas. Ele afirma que o maior desafio em administrar um local com tantas famílias é contentar todos.

Sobre o bairro, o síndico aponta o que enxerga como melhorias necessárias. “A limpeza do Lago da Fasolo, a sinaleira que fica na Esquina da rua Fiorelo Bertuol com a Pernambuco, além do asfalto nas ruas”. Ainda assim, ele considera o bairro excelente para morar. “Bem-conceituado, tranquilo. Ficamos perto de vários lugares, como Centro, escolas, universidades e mercados”, finaliza.

Pista de caminhada

O empresário Luis Carlos Redante, 47 anos, é morador do bairro há 30. Frequentador da praça que fica em frente à casa onde mora, faz um pedido. “A minha sugestão é que façam uma via para que as pessoas tenham um local próprio para fazer caminhadas”, sugere.

Outra necessidade apontada é em relação aos banheiros públicos do local, que nas últimas semanas está sendo mantido trancado. “É importante manter aberto porque as pessoas vêm para a praça nos finais de semana e não tem onde usar. Antigamente, tinha um senhor que abria de dia e fechada de noite”, aponta.

De acordo com moradores, praça é muito utilizada por famílias nos finais de semana

O morador ressalta que o espaço é muito movimentado. “Vem bastante idosos, crianças, várias famílias. Tenho um filho de seis anos, o Arthur, que gosta de brincar ali, por isso seria importante essas melhorias”, conclui.

Primeira creche do município ainda existe

Fundada em agosto de 1986, a Escola Municipal Infantil Recanto dos Beija-Flores foi a primeira escolinha municipal da cidade. “Na época, o então prefeito Aido Bertuol, construiu junto com a comunidade. Vários vizinhos, que até hoje estão aqui, se empenharam na obra”, conta a diretora Letícia Milan.

Por falar na construção, apesar de ser antiga, a profissional só tem elogios. “Foi muito bem erguida, com uma ótima estrutura. O terreno foi todo preparado e a escola foi muito bem construída. Não temos casos de mofo, umidade, nenhum problema nesse sentido”, pontua.

Letícia Milan é diretora de escolinha que atende 220 crianças

O local tem capacidade para atender 220 crianças, dos quatro meses aos seis anos de idade. Além da estrutura do bairro, alguns alunos também são atendidos em outros locais, por meio da sessão de uso, que são as salas de aula em escolas que o Estado empresta. “ Uma é na Escola Estadual Pedro Vicente da Rosa e a outra no Colégio Maria Goretti, ambas para o Jardim B. São 75 alunos fora e 145 aqui”, esclarece.

O desafio de educar

A diretora destaca que educação é a base e ressalta que o início de formação se dá justamente nos primeiros meses de vida na escolinha. “Não é fácil, é um desafio, porque a criança é tirada da família, sendo que muitas vezes foi só conviveu com os familiares”, analisa.

Letícia também salienta quão grande é o papel dos educadores. “A alimentação das crianças, por exemplo, é iniciada aqui. Um bebê de alguns meses vai começar a comer com a gente, então todo esse cuidado nós precisamos ter. Não tem nem palavras para definir o tamanho da nossa responsabilidade”, afirma.

Mercado que emprega

Natural do município de Dois Lajeados, o empresário Paulo Brushi, veio para Bento no começo dos anos 1980. Depois de trabalhar por seis anos como empregado de uma empresa, resolveu que era o momento de investir no próprio negócio. Para isso, contou com o apoio dos irmãos, Gregório e Edígio (In Memorian).

A ideia foi apostar no ramo de supermercado. Foi quando compraram um estabelecimento que já existia no bairro Progresso, chamado Ferronato, naquela época. O novo nome escolhido foi uma fusão de Gregório com Paulo, resultando em Grepar.

De lá para cá, essa história soma 35 anos de muita dedicação. “Nessa trajetória, teve alguns momentos em que trabalhamos até 17 horas por dia”, destaca. O resultado de tanto empenho foi o sucesso. “Hoje são seis Grepar. O segundo foi em 1999 na rua Osvaldo Aranha. O terceiro foi no centro, em 2008. Em 2010, abrimos no Glória. Em 2012, no São Roque. O último foi no Botafogo”, orgulha-se.

Empresário Paulo Brushi afirma que Grepar do Progresso emprega 70 funcionários

Brushi destaca que o bairro apostou no mercado, o que ajudou no desenvolvimento. “Começamos pequenos, mas os clientes ainda estão aqui. Hoje, o bairro compra bastante com nós. A nossa principal unidade é justamente essa”, salienta.

Dentre os seis estabelecimentos do supermercado, somam-se 250 funcionários contratados. Só na loja do Progresso, são 70. De acordo com o proprietário, todos os dias há novas vagas, o que, muitas vezes, vira um desafio. “O comprometimento dos jovens é supreendentemente negativo. Assim como temos surpresas excelentes, algumas são decepcionantes”, aponta.

De acordo com ele, manter o quadro estável é difícil, principalmente porque os colabores precisam trabalhar aos finais de semana. “O trabalho nos sábados e domingos penaliza os jovens, afasta muitos talentos bons, embora tenhamos uma equipe muito boa”, afirma.

Para o empresário, o bairro tem muitos destaques positivos. Entre eles, a evolução da construção civil. “As famílias mais antigas estão vendendo os imóveis e estão surgindo prédios. O local está se tornando mais bonito e mais atraente. Próximo de colégios, faculdades, como o Cenecista e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que estão muito próximas”, enfatiza.

Posto de Saúde para a comunidade

A Estratégia Saúde da Família II do bairro Progresso foi inaugurada em outubro de 2010. No local, em média, são atendidos 40 pacientes por dia. Entre os principais atendimentos, está o acompanhamento de gestantes e bebês, consultas odontológicas, dispensação de medicamentos básicos, de preservativos e contraceptivos. Também tem atendimento de enfermagem, curativos, exames preventivos, além das consultas médicas.

ESF Progresso II atende cerca de 40 pacientes por dia

Para atender a demanda, a equipe formada conta com cinco agentes de saúde, médica, enfermeira, dentista e auxiliar de odontologia, psicóloga, fisioterapeuta e higienizadora.

Devoção é característica forte

O padre Ricardo Fontana aponta que o Progresso é formado por muitas famílias vindas do interior que “trouxeram toda uma bagagem devocional, religiosa católica muito forte”, destaca.

Festa de Santa Lúcia costuma ocorrer no dia 13 de dezembro

Devotos de Santa Lúcia, a principal festividade da comunidade ocorre no dia 13 de dezembro. Contudo, os moradores também se envolvem muito nas festas de Santo Antônio, celebrada em 13 de junho. “Mexe com todos eles, que se dedicam e participam muito, vêm em peso”, conclui.