A informação de que um morador de Bento Gonçalves seria mais uma vítima do vírus coronavírus alarmou a cidade na noite de terça-feira, 29. As informações foram propagadas através de grupos de WhatsApp e perfis de redes sociais, disseminando rapidamente a informação e propagando alarme a comunidade.

A imagem recebida é de um “print” de uma matéria de um veículo de comunicação, com o título “Quarto suspeito do coronavírus é residente de Bento Gonçalves”. Após a informação se espalhar, a secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves emitiu nota oficial informando que a notícia divulgada é inverídica e trata-se de uma “Fake News”. De acordo com a prefeitura, o único caso, considerado suspeito no estado, é de um paciente de 40 anos que apresentou sintomas, como febre e teria vindo da China há cerca de quatro dias. Outros dois casos suspeitos foram relataos em Curtiba (PR) e em Belo Horizonte (MG).

Nota Oficial

A Prefeitura de São Leopoldo informa que na manhã da terça-feira, 28 de janeiro, recebeu um paciente de 40 anos, na UPA Scharlau, apresentando febre. Ele relatou ter chegado há 4 dias da China. A equipe procedeu o atendimento conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios. O material da coleta do exame foi encaminhado nesta tarde ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que é responsável pela análise. O paciente segue internado e em isolamento para observação.

O paciente é morador da cidade de Kunming, há mais de 1500 km de Wuhan, cidade onde surgiram os primeiros casos do vírus na China. Reforçamos que a população se oriente pelas informações oficiais, não se deixando levar por notícias falsas e alarmistas.