Visitado constantemente por uma estranha neblina que embelezava o Estádio da Montanha; na força, sobre um terreno lamacento e diante de um adversário brigador e aguerrido: nenhum outro cenário seria tão ideal para compor a a classificação do Farrapos para a grande final do Super 8. A vitória sobre o Pasteur pelo placar de 25×4 garantiu a viagem para Blumenau, onde, no próximo domingo,  24,  ocorre a decisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV contra o Jacareí.

"Visitado constantemente por uma estranha neblina que embelezava o Estádio da Montanha; na força, sobre um terreno lamacento e diante de um adversário brigador e aguerrido: nenhum outro cenário seria tão ideal para compor a a classificação do Farrapos para a grande final do Super 8".É oficial: O Farrapos Rugby Clube está na final do Campeonato Brasileiro! A reportagem conversou com Vini Lunelli após a partida para falar da vitória e o próximo desafio. Confirma.E em instantes, matéria completa em: http://jornalsemanario.com.br/inedito-farrapos-vence-pasteur-e-esta-na-decisao-do-super-8/

Publicado por Jornal Semanário em Sábado, 16 de setembro de 2017

Em nenhum instante a chuva e o vento presentes em Bento Gonçalves trouxeram o aspecto frio para o jogo entre Farrapos e Pasteur. Pelo contrário. Em uma partida repleta de contato, disputas acirradas e até mesmo agressões, os donos da casa conseguiram impôr seu jogo físico diante dos adversários.

No primeiro tempo, o Pasteur sequer chegou a especular uma pontuação. O Farrapos foi dominante do início ao fim. Com o exclusivo desejo de vencer a partida, os bento-gonçalvenses foram os únicos a anotar pontos. Ainda que a primeira tentativa tenha sido mal sucedida após a falha de Facundo Flores na tentativa de um penal – as condições do solo não eram ideais para chutes, destaca-se -, os gaúchos saíram na frente com o try de Vini Lunelli.

Na sequência, o Pasteur desperdiçou um penal, e o Farrapos foi rápido na resposta. Civardi anotou um try – sem conversão. Antes do fim do primeiro tempo, o ágil e sempre importante Facundo Flores fez mais um try e conversão. Desta forma, a primeira etapa terminou em 17×0 para os donos da casa.

O camisa 10 Frison fechou a conta para o Farrapos (Foto: Lucas Delgado)

O segundo tempo começou e com ânimos ainda mais exaltados. Mesmo com o psicológico mais frágil que na primeira etapa, o Farrapos abriu conseguiu fazer mais um try. O abertura Frison cruzou, na diagonal, o trecho final do campo e marcou mais cinco pontos. O Pasteur respondeu com try de Ronaldo Santos, sem conversão – 24×5.

Os ânimos voltaram a se acirrar e muitas confusões aconteceram. Uma briga pelo lado de fora do gramado movimentou boa parte dos plantéis das equipes e também a arbitragem. Após a tentativa pelo reinício de jogo, o árbitro deu por encerrada a partida, com vitória para o Farrapos Rugby Clube.

A vitória por 24×5 garantiu, de forma inédita, a final do Campeonato Brasileiro para o Farrapos e a invencibilidade de 12 jogos em casa. O adversário será o Jacareí, de São Paulo, de bateu o Desterro. Na primeira partida entre as equipes a vitória foi dos paulistas.

Para o 3ª linha do Farrapos, Vini Lunelli, agora são outras circunstâncias. “Na primeira fase estávamos bastante desfalcados. E agora estamos plenos, com todo mundo apto. Vai ser duro, como todo jogo, mas nosso treinamento nos faz acreditar que vamos comemorar de novo”, afirma. Ele ainda explica que “a sensação de ir à final é indescritível. Primeiro time do estado a chegar numa decisão nacional. Só temos a agradecer pela oportunidade”.

Farrapos e Jacareí duelam no domingo, 24, em Blumenau , pela grande final do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A partida será transmitida para todo o Brasil pelas plataformas da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).