Segundo o levantamento, nos dias úteis, a média de isolamento na região de Caxias do Sul ficou em 34,8% e no final de semana chegou a 45,4%

O Rio Grande do Sul fechou a semana na 10ª colocação no ranking dos estados com maior índice de isolamento social. No período de 19 a 25 de julho, o estado alcançou 41,4%. Na comparação com o período anterior, a queda foi de mais de três pontos percentuais. Os números preocupam o governo do Estado, justamente no momento em que o número de casos do novo coronavírus aumentam consideravelmente.

Conforme o Comitê de Crise, os dias ensolarados, a sensação de calor da semana passada foi um dos fatores que determinaram o relaxamento nas ações de distanciamento social. No início da pandemia, o Rio Grande do Sul chegou a figurar no top do ranking entre os estado com maior índice de isolamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.

As informações são baseadas no monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados por uma empresa especializada. Na região de Caxias do Sul, apenas 37,8% da população cumpre as medidas de isolamento social recomendadas pelas autoridades de saúde.

Segundo o levantamento, nos dias úteis, a média de isolamento na região ficou em 34,8% e no final de semana chegou a 45,4%

O levantamento divulgado na segunda-feira, 27, mostra ainda que os estados que estão à frente do Rio Grande do Sul no levantamento, já vivem um estágio de estabilidade da pandemia ou até mesmo há redução nos registros de casos. Na região Sul, Santa Catrina e Paraná também apresentam níveis de isolamento críticos, chegando a 40,9% e 39,2%, respectivamente.