Números foram divulgados nesta terça-feira, 28, pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Bento Gonçalves fechou o primeiro semestre de 2020 com número negativo na geração de postos de trabalho. Os números foram divulgados pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia nesta terça-feira, 28 e apresentam os dados mensais de todos os municípios brasileiros. Na soma do primeiro semestre, a Capital do Vinho apresentou retração de mais de um mil postos.

Segundo os números, apenas nos dois primeiros meses do ano a cidade continuou apresentando saldo positivo na criação de mais postos de trabalho. Em março, quando as restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus começaram a afetar o país, surgiram os primeiros resultados negativos, levando a cidade a apresentar saldo de -39. Abril, segundo o Caged, foi o mês de maior retração na cidade, com o fechamento de 1,4 mil postos de trabalho. Em maio, o saldo permaneceu no vermelho com o encerramento de 643 postos.

Apesar do cenário negativo, o mês de junho apresentou leve recuperação, se comparados aos resultados anteriores: foram 939 admissões e 957 demissões, resultando em números negativos, porém, de menor intensidade.

Mapa do emprego em Bento Gonçalves – 1º semestre de 2020