O prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) foi completamente destruído em um incêndio na noite de quarta-feira, 14, em Porto Alegre. As chamas teriam iniciado no quarto andar, onde fica localizado o setor de alvarás da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por volta das 21h40min e se alastraram rapidamente por toda a estrutura. Durante o combate ao fogo, dois bombeiros que estavam trabalhando no local desapareceram. A informação foi confirmada no início da madrugada desta quinta-feira, 15. O fogo foi controlado pelas equipes por volta das 5h30min.

Conforme o vice-governador e secretário da pasta, Ranolfo Vieira Júnior, houve perda total da instalação. Porém, ele garantiu que as provas criminais não foram perdidas, uma vez que os materiais não ficavam no espaço incendiado. De acordo com Vieira Júnior, o prédio foi imediatamente evacuado, garantindo a prioridade da preservação da vida humana dos funcionários no local. Junto ao prédio também funcionavam partes do Detran e do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Segundo as informações, duas servidoras estavam no local onde teriam iniciado as chamas. Elas utilizaram extintores, porém, o fogo se alastrou rapidamente. Durante o combate às chamas, parte da estrutura desabou. Segundo o vice governador, há risco de que toda a estrutura venha abaixo. “Estamos trabalhando para avaliar toda esta situação e por onde vamos começar. Há risco do prédio ruir, desabar. As equipes de busca e salvamento estão se dirigindo ao local, mas temos de ter cuidado porque não podemos nos aproximar muito do prédio. A situação piorou demais desde a notícia do desaparecimento dos dois bombeiros. Eles são a nossa prioridade total”, disse.

Segundo a equipe de engenharia que está no local, o miolo do prédio teria ruído, impossibilitando a sustentação da estrutura, devido as altas temperaturas provocadas pelas chamas.

As buscas pelos bombeiros desaparecidos, que ainda não foram identificados, são um primeiro-tenente e um sargento devem seguir durante esta quinta-feira. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti disse que os dois estejam na parte interna do prédio. Não há detalhes sobre o momento em que os dois teriam sumido. A falta deles foi dada quando a equipe procurou o oficial de serviço, responsável pela linha de combate a incêndio, na área externa do prédio, e não o localizou.

Fotos: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini e Rodrigo Ziebell / SSP.