No dia 20 de abril de 1947, foi realizada a bênção da pedra fundamental do salão paroquial do bairro Cidade Alta. Esse foi o começo da história de 60 anos da Igreja Cristo Rei, marcada por fé, devoção e, principalmente, pela participação ativa da comunidade na época.

O historiador e autor do livro “Cidade Alta, Raízes de um Povo”, Itacyr Luiz Giacomello, 76 anos, ainda guarda as lembranças da construção do santuário. “Eu era criança, mas ainda lembro que a união do povo era uma coisa impressionante, foi algo que realmente me marcou muito”, conta ele, que também trabalhou como secretário da igreja por 15 anos.

As obras iniciaram em janeiro de 1951 e a igreja foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, mesmo estando inacabada. Giacomello afirma que a importância do santuário não se restringe apenas à religião, mas a construção também trouxe uma identidade para o bairro. “Ali neste local havia apenas um banhado, era um espaço inutilizado, reduto de quero-queros. Para mim, essa igreja é um símbolo não apenas religioso, mas também de integração comunitária.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 11 de outubro.