Nesta quarta-feira (14), acontece a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A atividade iniciou às 8h30 e segue até às 17h, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS-BG). O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e visa realizar a reflexão e a avaliação sobre os resultados da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias.

O início das atividades contou com a presença da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Maria da Graça França, secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, secretária de Educação Adriane Zorzi e o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.

Ao longo do dia também haverá a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia. Os conteúdos serão levados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2023.

A aluna do primeiro ano do Curso Técnico em meio Ambiente, Sara Basso Roman é uma das palestrantes da Conferência, apresentando sua pesquisa “Efeitos da pandemia de Covid-19 na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio de Bento Gonçalves”. A assistente social Thaís Saalfeld, representante do Campus Bento Gonçalves no Comdica também está presente na conferência.

A presidente do Comdica destacou que “estamos muito emocionados em fazer essa conferência, porque sabemos da importância de falar do impacto que crianças e adolescentes sofreram no momento da Covid-19. Hoje estamos plantando sementinhas, que irão garantir os direitos das crianças e adolescentes”.

Fonte: Assesoria de Imprensa