O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) disponibiliza, gratuitamente, pelo menos sete cursos à distância nas áreas de saúde e meio ambiente. Para participar, não é necessário ser estudante da instituição e são realizadas em ambiente virtual. As aulas podem ser realizadas em qualquer dia e horário da semana, dependendo da disponibilidade do participante. No término, o IFRS concederá certificado para os aprovados.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de junho. Os cursos ficam disponíveis até 31 de julho de 2021 e tem carga horária que varia de 30 a 60 horas. Conforme a instituição, é permitido realizar mais de um curso simultaneamente. Informações podem ser obtidas através do site da instituição.

Confira os cursos

Biologia
Conteúdo: conceitos iniciais, ecologia, célula, corpo humano.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: estudantes do ensino médio

Coronavírus: conceitos e cuidados
Conteúdo: Coronavírus: conceitos e cuidados; Saúde mental em tempos de pandemia.
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: profissionais de saúde e atores sociais das comunidades (agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares, líderes comunitários etc)

Epidemiologia
Conteúdo: Políticas de saúde no Brasil e definições; vigilância e investigação epidemiológica; saúde e trabalho; indicadores da saúde e segurança do trabalho.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: estudantes ou profissionais da área da saúde

Gerenciamento de Resíduos 
Conteúdo: Conceitos; Industrial; Saúde; Legislação; Tópicos especiais; Gestão.
Carga-horária: 60 horas
Público-alvo: estudantes da área de meio ambiente

Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde
Descrição do Curso: A evolução dos primeiros socorros; Atribuições do profissional de saúde no suporte básico à vida; Definição de urgência e emergência; Os principais atendimentos na emergência.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: profissionais de saúde

Psicologia Aplicada à Reabilitação
Conteúdo: drogas; álcool e cigarro; emagrecedores, ansiolíticos e soníferos; dependências; dependente; prevenção e terapia.
Carga-horária: 40 horas
Público-alvo: estudantes do ensino superior

Saúde Ocupacional
Conteúdo: Introdução à saúde ocupacional; Riscos físicos; Riscos químicos; Riscos biológicos e ergonômicos; Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: profissionais de saúde