A 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) teve o seu encerramento marcado pelo posicionamento de reitores, pró-reitores e diretores-gerais acerca do atual contexto da educação brasileira. Os gestores elaboraram uma carta e fizeram a sua leitura durante o evento, sendo aprovada pelo plenário da reunião. O reitor substituto do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS), Amilton de Moura Figueiredo, e o diretor-geral do Campus Alvorada, Fábio Marçal compuseram a comissão que elaborou o documento.

Segundo o professor Amilton, a reunião dos dirigentes da rede federal foi pautada pela preocupação com os rumos que o governo vem dando para a educação do país. “Verificamos que a política de estado, representada pelos IFs corre riscos e neste momento se faz necessária a mobilização, numa perspectiva de discutirmos e defendermos nossas instituições e a educação pública”,afirma.

Durante os trabalhos foi aprovado o dia 29 de setembro, como o dia nacional de mobilização em defesa da educação pública. Neste dia, a comunidade acadêmica do IFRS irá discutir sobre as medidas que o governo federal vem adotando e que estão resultando na insegurança institucional.

Saiba mais em: www.ifrs.edu.br

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 16 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.