As ações de promoção à saúde ganharam destaque durante o I Simpósio de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina e do Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Homem, que ocorre concomitantemente nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília. Bento Gonçalves, além de outros cinco municípios da federação, foram convidados a apresentar atividades ou programas diferenciados desenvolvidos em suas localidades.

Bento apresentou o projeto Pré-Natal Masculino, desenvolvido pela equipe do programa Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com base em estratégia adotada pelo Ministério da Saúde em 2010. Aderido por Bento Gonçalves em 2016, a iniciativa objetiva envolver os pais durante e após a gestação de sua parceira, promovendo o cuidado dele com sua saúde e o fortalecimento de seus vínculos dele com a mãe e a criança.

As atividades do Pré-Natal Masculino ocorrem em 23 unidades de saúde de Bento Gonçalves e o cronograma engloba encontros educativos, nos quais as equipes de enfermagem abordam temas como hábitos saudáveis, contato e diálogo com o bebê durante a gestação e após o nascimento, e importância de incentivar a amamentação. Além disso, todas as unidades ofertam testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, cujo resultado sai na hora, facilitando o tratamento nos casos positivos. De maio até o final de agosto, o Pré-Natal Masculino abrangeu 73 homens.

Conforme a coordenadora do programa Saúde do Homem, Cristiane Wottrich, a iniciativa reconhece a importância do lado paterno na gestação. “A paternidade é um direito do parceiro durante a gestação, no pós-parto e na educação da criança. Porém, os serviços em saúde pouco aproveitam as primeiras etapas para incentivar o homem a se cuidar, cuidando também da sua família”, observa.