Jovens de 15 a 29 anos, que estudam ou já estudaram no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), poderão participar do processo seletivo para o programa de Residência Agrícola, no Campus de Bento Gonçalves. A inscrições seguem abertas até o domingo, 9 de maio, e poderão ser feitas através do e-mail [email protected]. Conforme o edital, no total, há sete vagas disponíveis. Os selecionados receberão bolsa que varia entre R$ 900 e R$ 1,2 mil mensais, conforme nível de formação.

Para participar do processo, caso o candidato seja estudante, é necessário ter cursado todas as disciplinas do curso até a data de início da residência. Se for egresso deve ter concluído o curso há, no máximo, 24 meses antes da data de início da residência.

As bolsas terão duração máxima de doze meses para prática profissional em indústrias de alimentos, fazendas e unidades de produção de matérias-primas agroalimentares distribuídas nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na região da Serra Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul (RS). As unidades residentes poderão oferecer, com recursos próprios, infraestrutura ou meios para transporte, alimentação e hospedagem dos bolsistas, assim como complementação do valor das bolsas.

O Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Mapa, tem como objetivo apoiar a qualificação técnica de jovens por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por instituições de ensino públicas federais em unidades residentes.