Com um total de 1.261 vagas entre cursos técnicos e superiores gratuitos, começam na próxima segunda-feira, 9 de maio, as inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Somente no Campus Bento Gonçalves são 30 vagas para o curso técnico subsequente em Administração e 40 vagas para o curso de licenciatura em Pedagogia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho, pelo site ingresso.ifrs.edu.br ou nos campi, que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35 para os cursos técnicos e R$ 50 para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa, no período de 9 a 18 de maio.

As provas serão aplicadas em 26 de junho e o início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2016. Para acompanhar todas as informações ter acesso ao Manual do Candidato e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).