Muitas famílias aguardam a chegada das festas de final de ano para confraternizarem, seja na ceia natalina ou na virada de ano. Por isso, nada melhor do que receber seus convidados com uma bela decoração, especialmente na mesa de jantar. Com muita criatividade e bom gosto é possível organizar um local agradável e confortável para recepcionar seus convidados.

Os ambientes natalinos geralmente possuem muito vermelho, branco, verde e dourado. Às vezes, até mesmo com uma “pitadinha” de azul. Mas, isso não significa que precisa usar todas essas cores para compor uma mesa especial para a data. Você pode personalizar com aquelas que mais gosta para deixar o ambiente com a sua “cara”.

Já para a virada de ano, a cor branca é uma das favoritas para a decoração e até mesmo para o vestuário. Além dela, você pode escolher outras cores, como a prata e a dourada, para ressaltar os atributos como o luxo e requinte para a data.

Aproveite os enfeites antigos

Você pode ter se cansado das bolinhas, lacinhos e pinhas que sempre usa, mas eles ganham vida nova se as colocar em lugares diferentes.

As pinhas podem ser coloridas com tintas spray ou usadas ao natural, ficam bonitas dentro de vasos grandes ou usadas como pequenos pinheiros natalinos.

Mesa para o Natal

Decida uma temática ou uma cor principal para a decoração da sua mesa de Natal e escolha uma toalha para compor o fundo;

Após estendê-la, delimite o lugar de cada prato posicionando jogos americanos sobre a mesa;

Para uma decoração ainda mais encantadora, invista em um sousplat que combine com a temática escolhida;

Coloque o prato no centro e disponha os talheres em sua lateral. O garfo fica à esquerda e a faca à direita. Para uma composição mais elaborada, os talheres vão do menor (para saladas) ao maior (para o jantar) em direção ao centro;

Após posicionar todos os utensílios para o jantar, arrume o centro da mesa de Natal, decorando com um enfeite ou um arranjo de sua preferência;

Deixe um espaço entre os enfeites para colocar os alimentos da ceia. Você pode posicionar o prato principal no centro e as saladas e os acompanhamentos ao longo da mesa.

Se você deseja uma mesa de Natal simples e discreta, invista em jogos americanos e toalhas de fundo liso. Mas se a sua ceia natalina for elaborada e tradicional, aposte na disposição clássica dos utensílios e capriche nos enfeites posicionados no centro da mesa.

Mesa para o Ano Novo

Antes de tudo, selecionar uma temática é importante para criar uma decoração concisa e completa. O seu tema pode ser desde uma simples paleta de cores até uma ideia mais elaborada.

Os arranjos complementam o ambiente e são perfeitos para ajustar o clima da decoração. Com eles, é possível reforçar o seu tema e deixar a decoração da mesa de jantar para ano novo ainda mais bonita e chamativa.

Feito isso, agora o próximo passo é encontrar louças e vidrarias que combinem com a sua temática. Mas, além disso, é preciso certificar-se de dispor esses itens na mesa corretamente.

O guardanapo é essencial em qualquer mesa. Escolher a peça correta é fundamental para garantir o conforto dos seus convidados, já que esse item sempre será usado.

Os arranjos são uma parte super importante da decoração. Você pode usar flores, velas, ou até mesmo fazer as suas peças em casa, usando inspirações que você viu em alguma loja ou na internet. Uma dica bacana é usar aperitivos, bombons e frutas para criar arranjos decorativos e funcionais.