O jornalista e idealizador da Festa Nacional da Música, Fernando Vieira, morreu na tarde desta quarta-feira, 16, aos 72 anos, após sofrer um infarto, em Bento Gonçalves. Vieira estava no Complexo Administrativo, aguardando uma reunião com o prefeito Guilherme Pasin, para continuar com os preparativos do evento nacional, quando passou mal.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, porém, Vieira acabou morrendo no local.

Em nota, a Prefeitura de Bento Gonçalves lamentou o falecimento do jornalista. Pasin lamentou o ocorrido. “Uma pessoa única, de personalidade forte, um profissional incrível e que através da música levava alegria para todos os cantos. Fernando acreditava em nossa cidade, e a transformou na capital da música. Com tristeza me despeço de um amigo que a vida me presenteou. Vai com Deus”, disse.

Presidente Cássio Trogildo participa de Ato Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Fernando Derivi Vieira

Biografia

Fernando Vieira traz em sua bagagem mais de 40 anos dedicados à música e à televisão no Rio Grande do Sul. Sua carreira profissional iniciou em 1971, na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes), passando por inúmeros projetos e programas que marcaram o meio social e cultural de Porto Alegre. Foram 17 anos na TV Bandeirantes, seguidos de outros 17 anos na TV Guaíba, onde produziu e apresentou programas como Portovisão e Guaíba ao Vivo.

Em 1981, lançou a Festa Nacional do Disco, que durante 15 anos representou um marco no encontro de músicos e gravadoras. Foram 11 edições em Porto Alegre e três na Serra Gaúcha. Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, onde produziu e apresentou o programa Zoom. Sobre a retomada desse grande encontro da música brasileira, que a partir de 2005 passou a se chamar Festa Nacional da Música.

Foto: Ederson Nunes / CMPA