O domingo, 8 de dezembro, marca o início da grande final do Colonial de Futebol. A partir das 14h30min, no campo do Pinheirão, na Paulina, as categorias Veterano e Livre, entram em campo para duelos que podem ser fundamentais, tendo em vista o equilíbrio entre os dois times finalistas.

A Livre é uma reedição da última decisão, entre Paulina e Cruzeiro. No encontro do ano passado, a Paulina saiu de campo com o título, com um empate no jogo de ida, em 1 a 1 e uma vitória por 4 a 2 no confronto de volta.

Na edição deste ano da competição, o time atual campeão faz uma campanha mais sólida que o adversário, pelo menos no que mostram os números. Na primeira fase, foram quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. O ataque marcou 13 gols e sofreu apenas quatro. Performance que colocou a equipe na 2ª posição, com a mesma pontuação do líder.

Já o Cruzeirinho terminou em 4º lugar a fase de classificação. Ao todo, a equipe realizou cinco partidas, já que seu último jogo foi cancelado. Nelas, três triunfos e também apenas uma derrota, anotando e sofrendo o mesmo número de gols, oito.

Na semifinal, em jogo único, as duas equipes precisaram dos pênaltis para estar na decisão. A Paulina derrotou Tuiuty por 5 a 4, enquanto o Cruzeirinho passou pelo São Pedro, no placar das penalidades em 6 a 5.

Nos veteranos, em seu primeiro ano de disputa, Paulina e Tuiuty, tem campanhas idênticas. Quatro vitórias e uma derrota. Além disso, somado os gols marcados na semifinal, contra Cruzeirinho e São Pedro, no qual venceram por 5 a 1 e 5 a 2, respectivamente. O que difere as duas equipes na competição são os gols sofridos. A Paulina, tomou seis, enquanto o Tuiuty, levou nove em seus confrontos.

Entram em campo primeiro a Livre e posteriormente, a decisão inicia para os veteranos.