Instituição de saúde celebrou a data na quarta-feira, 20, relembrando o passado e de olho no futuro

No dia 20 de setembro, o Tacchini Sistema de Saúde deu início ao último ciclo em direção ao seu centenário. A instituição completou 99 anos de cuidados e valorização da vida junto à comunidade.
O Tacchini surgiu da necessidade de uma estrutura que pudesse abrigar equipamentos e remédios que dessem ao médico italiano, Bartholomeu Tacchini, as condições de trabalho para atender a população. A pedra fundamental foi colocada em 1924 e, resultado da união e do esforço da comunidade bento-gonçalvense, o primeiro prédio do complexo hospitalar foi concluído em 1927.

Nestas quase dez décadas de história, a instituição passou por incontáveis ampliações e modernizações. A partir da década de 1980, outros serviços de saúde foram criados e incorporados, como o Plano de Saúde Tacchimed, o Hospital São Roque, a Casa de Repouso Elisa Tramontina e o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, dando origem ao Tacchini Sistema de Saúde.

E os projetos de expansão do complexo de saúde até o centenário, em 2024, são imponentes. No início da semana, o Tacchini inaugurou o Mall do Hospital do Tacchimed, marcando a abertura dos primeiros serviços de saúde que serão oferecidos no prédio. O projeto ainda prevê que os demais andares abriguem 120 vagas de internação e um centro de reabilitação fisioterápico, que devem ser ativados gradativamente, conforme demanda.

Ainda antes do centenário, está prevista a inauguração do Medical Center, estrutura que vai integrar consultórios, Centro de Diagnóstico de Imagem e um Hospital Dia, para procedimentos ambulatoriais (que não necessitem de internação).

Mais do que a estrutura física, o hospital conseguiu reunir à sua volta pessoas dedicadas a cuidar da saúde do próximo. Atualmente, o complexo possui cerca mais de dois mil colaboradores ativos, o que faz do Tacchini o maior empregador privado de Bento Gonçalves.

Em números

Apenas no último ano, o Tacchini recebeu mais de 13 mil internações e hospital-dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 18 horas). No Pronto-Socorro, foram mais de 64 mil atendimentos em 2022, com 4.992 atendimentos classificados como de emergência ou muito urgentes. Destes, 99,28% dos pacientes tiveram suas vidas salvas.

Do total de atendimentos em serviços realizados no último ano, 64,66% foram destinados a pacientes do SUS. O número mostra o quanto o hospital mantém o caráter comunitário que caracteriza a instituição desde a sua criação.