O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital São Roque realizou nos dias 14, 15 e 17 de maio, uma visita especial aos atletas que integram a Escolinha de Futsal da ACBF. Acompanhada do personagem ‘Mão Limpa’, a Enfermeira Paula Guerra, que atua no SCIH, explicou aos atletas a forma correta de higienizar as mãos. “É muito importante orientarmos nossas crianças sobre a prática de lavar as mãos, pois já está provado que este hábito evita a propagação de agentes patológicos causadores de várias doenças. As crianças, quando aprendem algo novo, transformam-se em um veículo transmissor de informação, propagando a mesma em sua família, aos colegas, amigos e demais pessoas de seu convívio diário”, explica.

A ação aconteceu no Centro Municipal de Eventos, local onde a ACBF treina e manda seus jogos. No local, os atletas puderam também conferir a efetividade da higienização das suas mãos, colocando as mesmas na ‘Caixa da Verdade’, que nada mais é que uma caixa dotada de luz ultravioleta e que mostra se as mãos está realmente limpas. Ao final, todos receberam uma amostra de álcool gel, doada através da Farmácia de Manipulação Matéria Pura

Prevenção

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que é possível reduzir em até 40% a incidência de problemas como diarreia, conjuntivites e resfriados, através do simples ato de lavar as mãos. A recomendação é que o procedimento ocorra especialmente em situações em que há risco de contaminação, como depois de assoar o nariz e espirrar, ir ao banheiro, contato com animais e antes das refeições.