O hospital São João Batista, em Nova Prata, na Serra Gaúcha, foi um dos contemplados no Avançar na Saúde e recebeu R$ 3 milhões do governo estadual para obras de ampliação da casa de saúde. A cerimônia de início das melhorias ocorreu nesta quarta-feira, 6 de abril, com uma visita do governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, assim como da secretária de Saúde, Arita Bergmann.

Esse investimento será destinado para a construção do novo pronto atendimento, com portas de entrada para urgência e emergência. O recurso foi repassado ainda na quarta. Parte dele, R$ 250 mil, será usado para a aquisição de equipamento, como aparelho de ultrassom e dois oxímetros de pulso.

A casa de saúde de Nova Prata conta com 71 leitos, dos quais 43 são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), distribuídos entre clínicos, cirúrgicos, obstétricos e pediátricos. O espaço também realiza 800 consultas mensais, além de operações cirúrgicas e outros tratamentos clínicos.

“Para nós, é uma alegria estar aqui. Esse hospital pode não ser tão grande em número de leitos, mas é grande no que faz”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. “O hospital deu uma resposta muito concreta no período mais difícil da pandemia, e é uma referência em oftalmologia na região”, acrescentou.

Foto: Alexandre Rodrigues