Pelo menos três hospitais da região recebem, nesta terça-feira, 1º de junho, e na quarta-feira, 2 de junho, medicamentos utilizados no tratamento de pacientes com covid-19 e outras doenças respiratórias. Os hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves, São Roque, de Carlos Barbosa e São Pedro, de Garibaldi, irão receber quantidades de Haloperidol, Lidocaína, Suxametônio e Epinefrina, itens que fazem parte do kit intubação. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os medicamentos serão entregues pela pasta e contam com o auxílio do Exército Brasileiro.

De acordo com a relação, o Hospital Tacchini irá receber 2.925 frascos de lidocaína 20mg/ml, 180 unidades de Suxametônio 100 mg e 100 frascos de Epinefrina 1mg/ml. Já o Hospital São Roque, será contemplado com o envio de 50 unidades de Haloperidol 5mg/ml e 10 frascos de Suxametônio 100 mg. A casa de saúde em Garibaldi será beneficiada com a chegada de 10 unidades de Suxametônio 100 mg.

Conforme a SES, as instituições de saúde contempladas com os medicamentos foram selecionadas após levantamento semanal da situação do estoque de medicamentos utilizados na intubação de pacientes. O levantamento semanal realizado pela SES busca acompanhar a quantidade dos 22 itens do kit intubação na rede hospitalar. Já foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Estado do RS.

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini