Em relação ao mesmo mês do ano anterior, Capital do Vinho teve quase 66% menos vítimas

O mês de fevereiro apresentou queda nos crimes contra a vida em Bento Gonçalves. Além da diminuição de homicídios, os dados apontam redução no número de roubos e furtos. Em todo o RS, o número de mortes por homicídio doloso também caiu. A retração foi de 32%, contabilizando 66 vítimas a menos em relação a fevereiro de 2018.

Quanto ao número de ocorrências, na mesma comparação, os crimes de homicídio caíram 66% em Bento Gonçalves. Enquanto em fevereiro deste apenas uma pessoa foi morta, no ano passado o número chegou a três vítimas. Os dados estão disponíveis nos indicadores de criminalidade (os dados apresentados podem sofrer alterações durante o desdobramento das investigações e são diferentes a cada extração do sistema), divulgados nesta terça-feira, 19, pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP).

Os índices apontam que em fevereiro deste ano houve 69 registros de furto, contra 91 no mesmo período do ano passado. Furtos em veículos somam 10 em 2019, contra 19 em 2018. As ocorrências de roubos também apresentaram queda de 63,15%, na comparação com 2018. Roubo de veículo caiu de três para duas ocorrências.

Delitos relacionados à armas e munições também apresentaram redução: três em 2019, contra seis em 2018. Apreensões de posse de entorpecentes aumentaram de cinco para seis e tráfico apresentou queda (9 em 2018 e 5 em 2019);

Casos de estelionato apresentaram aumento nesse período: enquanto em fevereiro do ano passado foram registrados 18 casos, em 2019, as ocorrência por esse tipo de crime somaram 23.

Números da região

Os dados apontam queda na grande maioria dos municípios da região. Apenas em Farroupilha houve leve aumento nos registros de ocorrência. Nas cidades de Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, não ocorreram registros.

Carlos Barbosa – teve registros em furto (7), em Veículo (1), roubos (1), de Veículo (1), Estelionato (1), Posse de Entorpecentes (1) e Tráfico (1).

Cotiporã – registrou crimes em furto (3).

Farroupilha – Homicídio Doloso (1), Furtos (61), em Veículo (18), Roubos (16), de Veículo (9), Estelionato (12), delitos relacionados à armas e munições (2), Posse de Entorpecentes (7) e Tráfico (8).

Garibaldi – Homicídio Doloso (1), Furtos (13), em Veículo (3), Roubos (2), de Veículo (2), Estelionato (4), delitos relacionados à armas e munições (1), Posse de Entorpecentes (1) e Tráfico (2).

Foto: Rodrigo Ziebell / SSP