Pelo menos mil cruzes foram colocadas no pátio do santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na manhã desta segunda-feira, 29. A ação, faz parte da programação de homenagens aos mais de 300 mil mortos pela covid-19 no país e dos pedidos de saúde da população mundial. A implantação dos objetos teve início por volta das 6h e contou com a participação de voluntários do município. Intitulada “Vida que cuida da vida”, a ação foi elaborada pela direção do santuário e pretende sensibilizar a sociedade sobre a importância da vida humana e do cuidado com o próximo durante a pandemia.

Feitas de madeira e pintadas de branco, as cruzes simbolizam não somente as pessoas que perderam a vida lutando contra a covid-19 desde março de 2020, mas também lembra a todos os que partiram neste período de outras causas. Em função da pandemia, velórios e enterros – ritos católicos importantes – precisaram ser realizados de forma mais rápida, o que tornou ainda mais difícil encarar as despedidas e viver o processo de luto de milhões de famílias no mundo todo.

Conforme a direção do santuário, o custo para a produção dos objetos foi praticamente zero. As cruzes foram produzidas com restos de madeira, e pintadas com cal, material oriundo de doações. Jovens da comunidade e da Diocese de Caxias do Sul participaram desde cedo da instalação das cruzes e na mobilização pela atividade. Além disso, alguns devotos se dirigem ao Santuário nesta segunda para deixar flores em um gesto de carinho e homenagem.

Nas redes sociais do Santuário, mais de 800 pessoas já deixaram nomes de familiares e amigos que serão lembrados na missa celebrada às 17h desta segunda e da terça, bem como no terço rezado às 18h. A programação é transmitida pelas redes sociais do Santuário.

Foto: Santuário de Caravaggio / Reprodução