Desde 2015, o evento Festejos Farroupilhas homenageia uma personalidade tradicionalista local, como Álvaro Machado de Mesquita, Omair Trindade, Adiles Rodrigues de Freitas, Iraci Dalla Valle e Nei Zardo.

Este ano é a vez de Ivete Maria Dalla Valle, que cultivou os costumes gaúchos desde jovem. Embora tenha nascido em uma família com hábitos italianos, sempre manteve contato com a tradição gaúcha. “Meu pai era um exímio assador de churrasco, minha mãe, uma excelente cozinheira. Seguidamente eram convidados a trabalhar em festas, inclusive no CTG Laço Velho, na época localizado onde hoje é a praça centenário. Esses fatores influenciaram para que passasse a apreciar as tradições gaúchas”, lembra a aposentada.

A participação de Ivete no Movimento Tradicionalista começou após frequentar bailes gaúchos. Neste período, foi convidada com a irmã, Iraci, a fazer um curso de danças de salão, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “A formação habilitava a ministrar aulas de danças de salão, foi o primeiro curso do gênero na 11ª Região Tradicionalista. Seguiu-se o convite para ingressar na Invernada Artística do Laço Velho”, afirma. Em seguida, Ivete passou a fazer parte da patronagem (diretoria) do mesmo CTG que costumava frequentar.

Ainda hoje, Ivete cultiva os costumes tradicionais gaúchos
Foto: Arquivo pessoal

A homenageada foi bancária por mais de 30 anos. Trabalhou em uma agência de Carlos Barbosa, onde ajudou a organizar a primeira Semana Farroupilha da instituição, o que motivou a comunidade a gostar do tradicionalismo. “Passei a trabalhar em Bento Gonçalves, onde, novamente, organizamos as Festividades Farroupilha durante anos. Eram construídos galpões dentro das agências, onde servíamos chimarrão e fazíamos apresentações de dança, gaita e declamação”, conta.

Hoje, Ivete participa do Rotary Club de Bento Gonçalves Mulheres da Serra, como uma de suas fundadoras. Além disso, é integrante do Departamento Cultural da Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).

As comemorações típicas da Semana Farroupilha vão ser transmitidas por lives, diretamente da ABCTG.