Conforme o banco de sangue, há necessidade de aproximadamente 1,2 mil doadores todos os meses para suprir as demandas em todos os municípios da região

O estoque de sangue do Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) que abastece o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves e outras instituições de 49 municípios da região, necessita novamente de doadores de sangue. Com a pandemia, o número de doadores diminuiu, ocasionando na escassez de bolsas de sangue. De acordo com a instituição, tipagens como O+, O- e A+ são as que apresentam menor estoque. Como o número de pessoas que necessitam de doação não diminuiu, o Hemocs necessita de doadores todas as semanas.

Conforme o banco de sangue, há necessidade de aproximadamente 1,2 mil doadores todos os meses para suprir as demandas em todos os municípios. Para se ter uma ideia da situação, o Tacchini, por exemplo, utiliza cerca de 260 bolsas de sangue por mês e essa quantidade deve ser reposta junto ao Hemocentro.

Para realizar a doação, é necessário comparecer na rua Ernesto Alves, 2.260, mediante agendamento prévio, que pode ser feito através dos fones (54) 3290-4543, (54) 3290-4580 ou pelo WhatsApp (54) 98418-8487. As doações ocorrem nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 19h; na terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h até as 12h. 

Quem pode doar?

  • Pessoas que tenham entre 16 e 69 anos: no caso de menores de idade, o doador deve estar acompanhado de um responsável legal;
  • Estar bem de saúde;
  • Pesar mais de 50 quilos;

Tive Covid-19: posso doar?

Sim. No entanto, é necessário estar recuperado da doença há mais de 30 dias. No caso de quem já se vacinou contra a covid-19, o doador precisa estar atento ao prazo para doar: deve respeitar o período de acordo com o imunizante que recebeu. Para as vacinas da AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, o prazo é de sete dias após a vacinação. Já para a CoronaVac, esse tempo é reduzido para apenas 48 horas após a aplicação do imunizante.