Atleta de Pinto Bandeira está em São Paulo para a competição continental, na qual disputará em prova do atletismo


Desde quinta-feira, 19, a cidade de São Paulo está em clima esportivo para jovens atletas do continente americano. Na megacidade, é realizada a primeira edição do Fisuamerica Games, os Jogos Pan-Americanos Universitários. A atleta Hélen Spadari foi convocada e disputará mais uma competição internacional na prova em que é a atual campeã brasileira universitária.

A competidora estará nas pistas paulistas na disputa da prova dos 3.000 metros com obstáculo feminino. Ela representará a Universidade de Caxias do Sul (UCS) na competição entre atletas-alunos de instituições de ensino superior das Américas.

Só neste mês, será a segunda participação de Hélen Spadaria em competições internacionais, já que havia participado do Grande Prêmio (GP) do Brasil, fato comemorado por ela. “Vejo cada competição como uma vitória, um aprendizado. Posso dizer que o GP Brasil serviu de teste para o Pan-Americano; e estas duas competições também servem de preparação para o Troféu Brasil, que é o objetivo principal”, comenta.

As convocações para a competição foram feitas por dois mecanismo: o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e também pela campanha nos Jogos Universitários Brasileiros de 2017. O segundo, foi o que classificou Hélen Spadari para a competição das Américas. No torneio nacional realizado em Goiânia, a capital do estado de Goiás, no ano passado. A atleta ficou com o ouro na prova dos 3.000m com obstáculo. A performance garantiu vaga no Pan-Americano Universitário deste ano.

Questionada sobre a conquista e a consequente convocação para o continental, a atleta da UCS possuiu múltiplos sentimentos. “Vejo de duas formas. No ano passado venci voltando de uma lesão que me afastou nove meses das competições, então fica uma grande responsabilidade no resultado e também motiva, visto que agora tive uma melhora considerável no tempo de prova”, acredita.

Hélen Spadari entra em ação na tarde de hoje, 21, o terceiro dia de disputas dos Jogos Pan-Americanos. As competições de atletismo ocorrem entre hoje e a próxima terça-feira, 24. O Fisuamerica Games reúne competidores estudantes de 12 países no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP).