Saúde é essencial para uma vida longa. Mas a longevidade depende mais de pequenos hábitos do dia a dia do que grandes feitos realizados só de vez em quando. Atualmente, a expectativa de vida dos brasileiros é de 74,9 anos segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas a estimativa é de que aumente com o passar dos anos.

A projeção do IBGE é que em 2030 o número de pessoas com mais de 60 anos seja maior do que a quantidade de jovens até 14 anos. Em 2015, apenas 0,27% da população tem mais de 90 anos, percentual que deve dobrar e chegar a 0,57% em 15 anos.

Tenha hábitos sociais saudáveis

Envolva-se na comunidade ou em grupos em que você possa ajudar. O trabalho voluntário ou atividades similares trazem contentamento e bem-estar para quem os faz e melhora a vida de quem é beneficiado.

Mantenha-se ativo

Ficar sentado o dia todo não contribui em nada com a saúde. A Organização Mundial da Saúde recomenda no mínimo 150 minutos semanais de exercícios para manter o corpo funcionando bem ao longo da vida. Mas não esqueça que deve ser uma atividade que dê prazer para você.

Fique o mais longe possível de substâncias nocivas

Álcool, cigarro e outras drogas causam verdadeiros estragos no organismo e são precursores de doenças. Não desenvolva o hábito de consumi-las.

Evite ao máximo a obesidade

Você sabe o que deve e o que não deve comer para manter a sua saúde. O excesso de peso é extremamente prejudicial e desencadeia uma série de problemas e doenças. Se as coisas começarem a sair de controle, faça alguma coisa para mudar a situação antes que seja tarde demais.

Tenha amigos

A convivência com pessoas que você gosta e confia é extremamente benéfica, principalmente para a saúde mental. E lembre-se que as relações tem dois lados, então fale dos seus problemas e glórias, mas saiba ouvir também.

Fonte: doutissima.com.br