Jovem de 12 anos irá correr em uma das competições mais disputadas do cenário mundial

O piloto Augusto Toniolo, conhecido como Guki, de 12 anos, irá representar Bento Gonçalves em duas categorias das 20 existentes na 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que começa nesta quarta-feira, 8 de dezembro, no kartódromo Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. Segundo a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), as competições brasileiras da modalidade, desde 2016, são as que mais possuem pilotos inscritos, sendo mais de 500 inscrições na temporada 2021. Isso torna a disputa a mais acirrada do mundo.

O jovem iniciou as provações na quarta, seguindo até sábado, 11 de dezembro, disputando pela primeira fase da competição, visando um bom resultado para uma futura experiência internacional no esporte. Ele irá correr na OK Júnior, que já conta com 16 corredores com motores nos seus veículos que também são usados em campeonatos europeus e no Mundial.

Já a segunda fase iniciará nos dias 15 a 18 deste mês, onde Guki enfrentará o desafio pela categoria oficial nacional, a Júnior Menor, que já tem 24 inscritos. “O kart além de ser minha grande paixão, me ensina a viver! Me ensina a nunca desistir mesmo diante das dificuldades. Se eu erro, respiro fundo e tento outra vez”, reflete o piloto bento-gonçalvense.

A competição em si será realizada com uma tomada de tempos, três baterias classificatórias e a prova final, que será transmitida ao vivo pela SportTV, nos dias 11 e 18. “Vibro a cada desafio vencido e a cada conquista. Aprendo a ter respeito pelos meus adversários, disciplina, responsabilidade e a lidar com a frustração. Aprendo também que no esporte e na vida não se vence sozinho e que para vencer tem que tentar e superar todos os dias os seus limites”, pontua.