Visando elevar a autoestima dos pacientes e levar a cada um deles uma mensagem de paz e muita alegria, o Grupo de Humanização dos Hospitais Tacchini e São Roque realiza todas as semanas diferentes ações nas dependências das instituições, envolvendo também, demais colaboradores e profissionais da saúde. Em parceria com a ONG Parceiros Voluntários, de Bento Gonçalves, o grupo visita seguidamente as alas da Pediatria, das UTI’s Pediátrica e Neonatal, da Oncologia, da Psiquiatria, entre outras. Em todas as visitas, os integrantes conversam com os pacientes e acompanhantes e no caso das crianças, além de brincar e ler historinhas infantis, ainda as incentivam a se alimentar melhor e seguir corretamente o tratamento indicado por seu médico, a fim de se recuperar o quanto antes.

Recentemente o grupo realizou ações para marcar o Dia da Mulher, envolvendo as colaboradoras dos Hospitais Tacchini e São Roque e visitou as crianças internadas na ala pediátrica do Tacchini.

Criado no Hospital Tacchini em 2006, o Grupo de Humanização é formado por colaboradores dos dois hospitais e por pessoas da comunidade que procuram tornar o atendimento nos hospitais cada vez mais humano. De forma voluntária, transformam-se em super-heróis e em personagens infantis levando esperança e alegria aos pacientes, sejam eles atendidos ou não pelo SUS. Ao longo do ano, os integrantes realizam ações específicas para lembrar datas importantes como o Natal e o Ano Novo, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia da Criança e até o Carnaval.

A coordenadora do Grupo de Humanização, Marieni Pizzatto lembra que todas as pessoas interessadas em participar das atividades realizadas pelo Grupo de Humanização devem entrar em contato com a ONG Parceiros Voluntários. “Recebemos ligações de muitas pessoas querendo realizar atividades voluntárias no hospital e como temos a atuação da Parceiros Voluntários, achamos por bem canalizar pela entidade, pois eles também tem diversos projetos em que essas pessoas podem participar”, explica Marieni. “Além de procurar diminuir o ‘stress‘ das equipes profissionais, ajudamos a reduzir as dificuldades encontradas pelos pacientes durante o tratamento”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação