Treinamento promovido pela Parceiros Voluntários capacitou representantes de ONGs de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa

O exercício da responsabilidade social da Serra gaúcha avançou um importante passo em busca de mais engajamento e, também, melhores resultados para os projetos benemerentes. A Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves promoveu um treinamento voltado para a formação de coordenadores voluntários, capacitando gestores de entidades assistenciais da região para que possam conduzir da melhor maneira possível a atuação de quem ajuda nas atividades das ONGs. As atividades ocorreram na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade mantenedora da Parceiros Voluntários em Bento Gonçalves, ao longo do dia 27 de março.

Um dos destaques da programação foi o networking entre os representantes locais. “Nosso principal objetivo é fortalecer a teia social. A ideia é assessorar as entidades assistenciais para que consigam captar e melhor direcionar seus voluntários. Além disso, também queremos fomentar a troca de conhecimento, estimulando a criação de uma rede de relacionamento entre as instituições, para que uma ajude a outra quando necessário”, destaca Silveth dos Santos Lima, membro da Parceiros Voluntários estadual e ministrante da capacitação.

Estiveram presentes oito entidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa: Instituição Pequeno Grande Campeão, Observatório Social de Bento Gonçalves, Pelotão Curumim, Hospital São Roque, Hospital Beneficente São Pedro, Anjos Unidos, Ação Social São Roque e Associação Pró-Autistas Conquistar (APAC).

Essa foi a segunda vez que a Rede Socioassistencial da Parceiros Voluntários de Porto Alegre promoveu a capacitação no município – a última havia sido em 2016. A rede estadual da ONG teve fundação em 1997, chegando a 51 unidades em 48 cidades do Rio Grande do Sul, interligadas pela chamada teia social, e mobilizando mais de 500 mil voluntários em todo o Estado. “É importante que os coordenadores saibam lidar com as mais diferentes situações e possam balizar suas atuações no sentido de fortalecer a corrente solidária que tanto faz diferença no bem-estar social”, reforça a coordenadora da Parceiros em Bento Gonçalves, Angélica Somenzi.

 

Sobre a PV de Bento Gonçalves

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 20 anos. Mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar comunitário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte e foto: Exata Comunicação