Descobrir um mundo novo, conhecer diferentes cultura, fazer novos amigos, viver muitas emoções e voltar cheio de histórias para contar. Esse é o sentimento de quem participa de um Jamboree Mundial, evento que reúne escoteiros de todos continentes e ocorre a cada quatro anos, cada vez em um país diferente. O grupo Ciretama, de Bento Gonçalves, embarca nessa aventura pela sexta vez. Essa edição inicia dia 22, em West Virginia, nos Estados Unidos.

Alguns escoteiros já partiram e estão em solo norte-americano, outros voam hoje. Junto com eles, está indo uma menina do grupo Videira. De acordo com o diretor-presidente do Ciretama, Rodrigo Antônio Zardo, diversos jovens já participaram de outras edições, mas a grande maioria está indo pela primeira vez, aproveitando o período de recesso escolar. Dois escotistas que integram a equipe bento-gonçalvense não estão indo para participar das atividades, mas como staff, para trabalhar no evento.

Outras cidades da Serra, como Garibaldi e Caxias do Sul, também marcam presença no evento. O motivo da grande adesão é que, esse ano, o Jamboree está mais próximo das terras brasileiras. Em edições anteriores, já aconteceu no Japão e Suécia. Zardo afirma que a euforia dos escoteiros é muito grande. “A importância é não só para o grupo, mas para os jovens que participarão do evento, pois conhecerão pessoas de outras nacionalidades e terão a oportunidade de trocarem experiências”, destaca.