Com um time basicamente formado por reservas, o Grêmio perdeu a Recopa Gaúcha na noite desta quarta-feira, 28. No Estádio 19 de outubro, o São Luiz saiu na frente e seguiu comandando durante todo o jogo, fechando o placar por 2 a 0. O Grêmio partiu em busca do empate na parte final da partida, mas não conseguiu ser superior ao time da casa.

O Grêmio, ganhador da edição anterior da Recopa Gaúcha, preferiu entrar em campo com um time formado em sua maioria por jogadores do plantel reserva, sob o comando do técnico Alexandre Mendes. O técnico Renato Portaluppi, não acompanhou a comitiva até Ijuí, após perder o GreNal de domingo, 24, no Beira Rio, pelo Campeonato Gaúcho.

Criada em 2014, a Recopa Gaúcha teve as primeiras quatro edições entre os campeões do Gauchão e da Super Copa Gaúcha, torneio organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) de 2013 a 2016. Depois, a disputa passou a ser com vencedores do estadual e da Copa FGF.

Nas quatro primeiras disputas, o Inter foi o representante como campeão gaúcho. Perdeu duas, contra Pelotas e Lajeadense, esta nos pênaltis, e venceu duas, diante de São José e Ypiranga, também nas penalidades.

Em 2018, o único duelo sem um dos times da dupla Gre-Nal, o São José bateu o Novo Hamburgo, na única Recopa decidida em dois jogos.

As cinco edições recentes tiveram o Grêmio, com quatro títulos, sendo três consecutivos. Venceu Avenida, Santa Cruz, Glória e São Luiz, respectivamente. Em 2020, o Pelotas derrotou o Tricolor e foi campeão pela segunda vez, igualando o número de conquistas do Inter.

A última Recopa Gaúcha foi a primeira partida do calendário 2023 e marcou a estreia de Luis Suárez pelo Grêmio. Diante de quase 50 mil gremistas na Arena, o astro uruguaio anotou um hat-trick e conduziu o Tricolor à vitória por 4 a 1.

Foto: Richard Ducker/Grêmio