Com dois gols de Diego Souza, um de César Pinares e outro de Lucas Silva, o Grêmio goleou o Vasco da Gama na tarde de domingo, 6 de dezembro, na Arena. A vitória foi construída com domínio total nos 90 minutos e poucos riscos para o goleiro Paulo Victor. Com o resultado o Tricolor alcança os 40 pontos, sobe quatro posições na tabela e já é quarto colocado – com um jogo a menos.

A partida começou com maior volume do Vasco da Gama, que chegou com força ao ataque nos primeiros dois minutos de jogo. A primeira grande oportunidade, contudo, foi do Grêmio. Logo aos quatro, Pinares fez passe para Ferreira que, do lado direito, cruzou para Pepê. O atacante concluiu de dentro da grande área, à direita da meta de Fernando Miguel. Aos onze minutos, os papeis se inverteram. Depois de cobrança de escanteio pela esquerda, Pepê recebeu na quina da área e cruzou no segundo poste. Ferreira entrou sozinho e cabeceou para fora, rente à trave vascaína. Na resposta, o time carioca exigiu grande defesa de Paulo Victor, em chute do lateral Léo Matos.

Antes dos 20 minutos, Pinares teve chance de marcar seu primeiro gol. Pepê puxou contra-ataque pela esquerda e serviu o chileno, que bateu forte de fora da área. Fernando Miguel acompanhou a saída para tiro de meta. Com 22 foi a vez de Maicon chutar de fora de longe e, no minuto seguinte, o Grêmio marcar com Ferreira. O gol, porém, foi anulado por conta de um toque no braço de Victor Ferraz. Aos 30 minutos o Vasco chegou com Benítez, que invadiu a área pela esquerda e foi bloqueado por Geromel.

O gol tricolor chegou na reta final do primeiro tempo. Aos 42 minutos, Pepê cobrou escanteio curto pela esquerda e deu a bola para Matheus Henrique. O camisa 7 cruzou no segundo poste para Diego Souza, que subiu entre dois zagueiros e mandou a bola para o fundo das redes. 1 a 0 Grêmio!

Segundo Tempo

O segundo tempo começou com o Grêmio em cima. Aos dois minutos, Pepê criou jogada pela esquerda, deixou a marcação para trás e serviu Ferreira, dentro da pequena área. O atacante concluiu e a defesa cruzmaltina afastou em cima da linha. Aos nove, Diego Souza não desperdiçou. Ferreira conduziu pela direita e serviu Victor Ferraz. O lateral cruzou na medida para o artilheiro gremista, que cabeceou à direita de Fernando Miguel. Grêmio 2 a 0! E menos de dois minutos depois, Pinares deixou o seu. O meio-campista recebeu de Pepê, na linha da meia lua e meteu a chapa de canhota para fazer o 3 a 0. 

Conforme os times processavam alterações, o jogo perdeu um pouco de intensidade. Mesmo assim o controle foi do Grêmio, que quase marcou o quarto com Matheus Henrique, aos 22. Com 27, Martín Benítez chutou para defesa de Paulo Victor, no centro do gol. Por detalhe, Pepê não ampliou o placar. De cavadinha, da entrada da área, o atacante tentou encobrir Fernando Miguel. A bola caprichosamente bateu no travessão, impedindo o 4 a 0. Aos 46 minutos, depois de chutar uma bola na trave, Lucas Silva deu números finais à vitória. O volante sofreu e converteu pênalti, batendo de perna direita no canto direito do goleiro vascaíno. A vitória sobre o Vasco amplia a invencibilidade do Grêmio. Agora o time de Renato Portaluppi soma 16 partidas sem derrota.

A partir desta segunda, 7 de dezembro o time vira as atenções para as quartas de final da Conmebol Libertadores. Na próxima quarta-feira, 9 de dezembro, a equipe enfrenta o Santos, na Arena, no primeiro jogo da fase.

Fonte: Ascom Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA