O Grêmio estará no Grupo C da Libertadores 2024. O Tricolor conheceu, na segunda-feira, 18, os adversários para o torneio. O time vai ter altitude e adversário fortes pelo caminho. O argentino Estudiantes, os bolivianos do The Strongest e os chilenos do Huachipato fecharam a chave junto do grêmio.

Adversários do Grêmio na Libertadores

Tetracampeão da Libertadores, o Estudiantes será o principal adversário na mira tricolor pela liderança do grupo. Os argentinos figuraram em quinto lugar no Campeonato Argentino.

O The Strongest é um dos principais times da Bolívia, com 13 títulos nacionais, costuma complicar contra times mais tradicionais da Libertadores, principalmente na altitude. Em La Paz, a altitude é de 3.640 metros e deve desafiar o Tricolor em meio às partidas decisivas do Gauchão.

E o Huachipato entra como atual campeão do Chile. O clube, chegou ao seu terceiro título nacional no ano passado. Poderá ser uma chance de revanche tricolor, já que em 2013, na sua única participação em Libertadores, o Huachipato venceu o Grêmio por 2 a 1, na Arena.

Inter na sula

O Inter conheceu seus adversários para a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2024 também na segunda-feira, 18. O Colorado vai jogar a chave C do torneio e terá pela frente um adversário argentino, equatoriano e um boliviano de menor renome: Delfin (Equador), Belgrano (Argentina) e Real Tomayapo (Bolívia).

O Delfin fizeram grande campanha no último Clausura, encerrado na quarta posição, e assim garantiram a sexta colocação na tabela anual de seu país e a vaga na CONMEBOL Sul-Americana de 2024. Fundado em 1989, o Delfín está sediado na litorânea cidade de Manta e costuma mandar seus jogos no Estádio de Jocay, onde o Inter empatou por 1 a 1 com o Emelec, no ano de 2015, em partida da quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Na atual edição do Apertura, o Delfín é 10º colocado. Passadas três rodadas, os comandados de Guillermo Duro somam uma vitória e duas derrotas, além de dois gols marcados e quatro sofridos. Na última vez que foram a campo, os cetáceos bateram o Técnico Universitário, em Manta, por 2 a 0. Elordi e Mariano Miño marcaram os gols do jogo.

O tradicional Club Atlético Belgrano garantiu vaga na CONMEBOL Sul-Americana após atingir a 11ª colocação na tabela geral da Argentina em 2023. Prestes a disputar o torneio continental pela quarta vez na história, o Pirata sonha em superar a campanha de 2016, quando avançou até as oitavas de final da competição.

O Real Tomayapo acaba de completar 25 anos de história. Fundado em fevereiro de 1999, o Verdolaga é um clube da cidade Tarija, situada a quase 900km de distância da capital La Paz e 1.850 metros acima do nível do mar. A CONMEBOL Sul-Americana será a primeira competição continental da história da equipe, que encerrou o Campeonato Bolliviano do ano passado na sexta posição.

Na Sul-Americana, líder e vice de cada grupo avançam para a fase eliminatória. Enquanto o primeiro colocado já assegura lugar nas oitavas de final, o segundo precisará enfrentar, em jogos de ida e volta, uma das oito equipes que se despedirá da Libertadores na terceira posição de sua chave.

Imagem: Divulgação/Conmebol