Esportivo estreia contra o Gaúcho na Montanha dos Vinhedos

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), divulgou na tarde da sexta-feira, 15, a tabela básica e o regulamento específico para o Gauchão Série A2 de 2024. A competição tem início previsto para o dia 13 de abril, com a final marcada para o dia 28 de julho. O campeão e o vice da Divisão de Acesso garantem o acesso ao Campeonato Gaúcho de 2025.

Ao todo, a competição reúne 16 equipes que estão divididas em dois grupos regionalizados. Os times jogam entre si dentro das chaves em turno e returno, com os quatro melhores de cada chave se classificando para as quartas de final. O último colocado de cada grupo será rebaixado para o Gauchão Série B 2025. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Não haverá gol qualificado nos mata-matas.

Confira os grupos:

Grupo A: Passo Fundo, Gaúcho (Passo Fundo), União Frederiquense, Veranópolis, Glória de Vacaria, Brasil de Farroupilha, Esportivo (Bento Gonçalves) e Cruzeiro (Cachoeirinha).
Grupo B: Inter de Santa Maria, São Gabriel, Bagé, Pelotas, Lajeadense, Aimoré (São Leopoldo), Futebol Com Vida (Viamão) e Monsoon (Porto Alegre).

O Esportivo enfrenta na estreia o Gaúcho, na sexta 13 de abril, ou no sábado, 14, com a partida acontecendo no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. “O jogo contra Gaúcho, é o primeiro jogo do campeonato, é claro que todos os clubes vão vir de uma pré temporada e sabemos que todo início é difícil. O mais importante é sempre somar pontos. Principalmente quando jogamos em casa”, declara o auxiliar técnico, Wellington Monteiro.

O treinador, Gustavo Papa, declara que com os trabalhos que vêm sendo realizados o torcedor Alviazul pode esperar uma temporada de muita felicidade. “Estamos com uma ótima expectativa. Queremos buscar o acesso para o Gauchão de 2025, conseguimos dentro das dificuldades do clube montar um bom elenco. Temos jogadores experientes que conhecem a competição e atletas jovens que tem muito a evoluir”, conclui.

O auxiliar técnico, Wellington Monteiro, campeão do mundo pelo Internacional diz que todos os jogos serão difíceis, porque todos os times querem subir. “Esperamos um time forte e competitivo. Sabemos que estamos no começo da pré temporada, temos alguns atletas que ainda estão para chegar. Mas com certeza estamos no caminho certo”, explana.

Acompanhe o cronograma de jogos do Esportivo:

1° Rodada: Esportivo X Gaúcho (Montanha dos Vinhedos) – 13 ou 14/04.

2° Rodada: Cruzeiro X Esportivo (Arena Cruzeiro, Cachoeirinha-RS) 20 ou 21/04.

3° Rodada: Veranópolis X Esportivo (Estádio Antônio David Farina, Veranópolis-RS) 24 ou 25/04.

4° Rodada: Esportivo X União Frederiquense (Montanha dos Vinhedos) 27 ou 28/04.

5° Rodada: Passo Fundo X Esportivo (Vermelhão da Serra, Passo Fundo-RS) 01 ou 02/05.

6° Rodada: Esportivo X Brasil de Farroupilha (Montanha dos Vinhedos) 04 ou 05/05.

7° Rodada: Glória X Esportivo (Estádio Altos da Glória, Vacaria-RS) 11 ou 12/05.

8° Rodada: Esportivo X Glória (Montanha dos Vinhedos) 15 ou 16/05.

9° Rodada: Brasil de Farroupilha X Esportivo (Estádio das Castanheiras, Farroupilha-RS) 18 ou 19/05.

10° Rodada: Esportivo X Passo Fundo (Montanha dos Vinhedos) 25 ou 26/05.

11° Rodada: União Frederiquense X Esportivo (Arena União, Frederico Westphalen-RS) 29 ou 30/05.

12° Rodada: Esportivo X Veranópolis (Montanha dos Vinhedos) 01 ou 02/06.

13° Rodada: Esportivo X Cruzeiro (Montanha dos Vinhedos) 05 ou 06/06.

14° Rodada: Gaúcho X Esportivo (Be8 Arena, Passo Fundo-RS)  09/06.

As datas específicas e os horários exatos deverão ser divulgados em breve. Os locais (fora de casa) podem estar sujeitos a alterações. Já nos jogos em casa, todos estão confirmados para ocorrerem na Montanha dos Vinhedos, alteração somente em casos de imprevistos.

Imagem: Arquivo