Se não bastassem as grandes cheias do Rio Taquari, que afetaram quase que sua totalidade os municípios da região, agora, surge outro problema que, se não controlado, poderá causar novos incidentes. Na semana passada, grandes rachaduras no solo foram encontradas nas proximidades da ERS-129, entre Muçum e Vespasiano Corrêa e também no trecho que liga Roca Sales e Santa Tereza. De acordo com as informações das Defesas Civis das cidades, a situação se agravou após a grande quantidade de chuva registrada entre os dias 17 e 19 de novembro. No total, são mais de 200 metros quadrados de áreas com rachaduras.

A situação é delicada, uma vez que, há possibilidade de deslocamento do material, provocando os já conhecidos deslizamentos de terra, interrompendo o acesso das vias e, em alguns casos, podendo provocar acidentes.

Como não há nenhuma ação imediata para resolver o problema, a prefeitura de Muçum criou um acesso secundário para moradores da comunidade de Linha Santo Isidoro, área onde as rachaduras foram localizadas, e que necessitavam da estrada para chegar à área urbana da cidade.

Segundo o prefeito de Muçum, Mateus Giovanoni Trojan, no momento, não há risco de que se houver deslizamentos de terra, o material atinja residências do entorno. Mas, caso ocorra a queda, o tráfego pela ERS-129 pode ficar interrompido. Como ainda não houve divulgação de um relatório técnico por parte da Defesa Civil Regional e demais autoridades conhecedoras do fenômeno natural, a cidade mantém o acesso bloqueado.

De acordo com Trojan, para uma resolução efetiva, será necessário investimento da esfera estadual, já que o trecho pertence ao governo. “O município não tem condições estruturais de intervir nesse caso. Devemos ter ainda nesta semana um posicionamento e resolução neste sentido”, explica o prefeito.

O que foi encontrado em Muçum

Conforme o laudo apresentado pela equipe, nas proximidades da ERS-129 foram localizadas trincas de tração, indicando um processo de descontinuidade do maciço que forma o talude existente, com possibilidade de separação desse material. Isso teria ocorrida durante as fortes chuvas da semana passada. Em alguns locais, as trincas chegam a 180 metros quadrados. De acordo com a equipe do Daer, a situação pode piorar a partir do momento em que a chuva atinge o solo, preenchendo os espaços com água, potencializando ruptura do trecho.

Em caso de chuva, parte da via poderá sofrer bloqueio

Uma das orientações da equipe é de que em caso de chuvas, parte do trecho da rodovia entre Muçum e Vespasiano Corrêa seja bloqueado de modo a garantir a segurança do tráfego e de seus usuários. Além disso, autoridades indicam que não haja acesso de veículos pesados e/ou máquinas, na tentativa de cessar a possível movimentação do talude.

Entre Santa Tereza e Roca Sales, pedido é de ação urgente

Já no trecho que liga Santa Tereza e Roca Sales, foram observados pontos de erosão nas beiras das estradas principalmente próximos ao rio Taquari e à rede ferroviária federal. Em razão do problema, a equipe de topografia do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que esteve no local vistoriando, recomendou a contenção dos taludes com técnicas de denteamento ou escalonamento e uso de material granular.

Segundo o relatório, é necessário que seja realizado o procedimento de forma urgente para evitar possíveis catástrofes. “As autoridades locais estão em alerta e recomendam cautela aos moradores e usuários das vias afetadas”, afirma parte do relatório.

Foto: Defesa Civil de Muçum e Reprodução