Bento Gonçalves, cidade conhecida pela uva, vinho e por sediar grandes eventos, após 2020, com a pandemia, ficou menos movimentada. Sem a Expobento, que ocorria todos os anos, a Fenavinho, que em 2019 havia retornado, além do Festival de Balonismo, Fimma e Movelsul, o Parque de Eventos recebeu apenas os mutirões para vacinação.
Com a imunização avançando na Capital Nacional do Vinho, aos poucos, as atividades estão retornando e ganhando novas datas para 2021 e 2022.

ExpoBento e Fenavinho

Segundo diretor geral da 30ª ExpoBento, Gilberto Durante, a feira, em conjunto com a 17ª Fenavinho, têm suas programações presenciais previstas para ocorrer de 9 a 19 de junho de 2022, na Fundaparque. Ele salienta também que as equipes de organização e suas assessorias estão acompanhando as determinações referentes aos protocolos para realização de eventos e estudando formatos e estratégias para realizar as atividades da feira e da festa em conformidade aos protocolos. “Como as normas são, ainda, muito voláteis, passíveis de alteração, não é possível estimar projeções de público ou informar com precisão como serão os procedimentos de acesso aos visitantes, por exemplo. O que podemos garantir, no entanto, é que ExpoBento e Fenavinho transcorrerão com pleno seguimento ao que determinarem as normas, prezando pela saúde e bem-estar de todos os envolvidos – prioridade que tem norteado as decisões da comissão organizadora desde o início da pandemia”, ressalta.

Durante destaca que, enquanto isso, as programações virtuais ganham força. “Como a segunda edição do E-sports Bento, campeonato de games que ocorre integralmente no formato online, e é um dos novos projetos encampados pela ExpoBento. As inscrições para participar seguem até o dia 8 de outubro, nas modalidades FIFA, LOL e Free Fire – todas com premiação em dinheiro”, pontua.

Fimma e Movelsul

A feira internacional de fornecedores para indústria moveleira (Fimma Brasil) e a Movelsul Brasil, a maior do ramo de móveis da américa latina, estão previstas para acontecer presencialmente de maneira simultânea de 14 a 17 de março de 2022, também no Parque de Eventos.

As organizações dos eventos garantem que como os pavilhões possuem ampla capacidade para recepção de visitantes, as regras vigentes no período serão seguidas para proteger o público e os mais de 400 expositores previstos. Atualmente, o protocolo exige uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, distanciamento mínimo de um metro em áreas comuns, capacidade prevista de uma pessoa a cada 4 metros quadrados, ventilação natural e higienização constante de superfícies – como em áreas de credenciamento, por exemplo.
Fimma e Movelsul se uniram em um contexto de excepcionalidade econômica com o objetivo de reunir no mesmo local todos os players da cadeia moveleira (máquinas, insumos, ferramentas, tecnologia, design, serviços, acessórios e outros).

Festival de Balonismo

Na última semana foi confirmado que Bento terá seu 3º Festival de Balonismo, que ocorrerá de 23 a 26 de setembro na Fundaparque. A programação deve ser divulgada ainda hoje e poderá ser conferida no site bento.tur.br/.

Foto: arquivo