Classificação veio contra o São Paulo, de Rio Grande, comandado pelo bento-gonçalvense Arílson Costa, em uma disputa de pênaltis emocionante; A equipe de Gramado deve ser um dos adversários do Esportivo na Divisão de Acesso do ano que vem

A Serra Gaúcha terá mais um representante na Divisão de Acesso: o Centro Esportivo Gramadense, que na tarde deste domingo, 24, confirmou sua classificação para o segundo nível do futebol gaúcho em 2025. Junta-se a Esportivo, Brasil-FAR e Veranópolis entre as equipes da Serra participantes.

No jogo de ida, válido pela semifinal do Campeonato Gaúcho – Segunda Divisão (terceiro nível do futebol estadual), disputado na quarta-feira, 20, no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, o Gramadense havia vencido o São Paulo por 2 a 1, com gols de Kerlly e Igor; Leonardo balançou as redes para a equipe do litoral sul.

Para o jogo de volta, na Vila Olímpica, em Gramado, o Gramadense precisava de um simples empate para confirmar o acesso, porém, o time visitante dificultou o jogo. Aos 16 minutos do segundo tempo, Kerlly teve a chance de abrir o placar, em cobrança de pênalti, mas o goleiro do São Paulo defendeu; aos 21, os riograndenses abriram o placar, com Guilherme Panambi, igualando o resultado agregado.

O jogo encerrou-se com vitória do São Paulo, levando a decisão para os pênaltis. A disputa proporcionou um verdadeiro teste para cardíaco; nas cinco cobranças iniciais, cada lado desperdiçou uma, mandando para as alternadas. Na vigésima batida, o zagueiro João Carlos esbarrou no goleiro do Gramadense Maicon, encerrando a disputa. Resultado, pós-penalidades: Gramadense 9 a 8 São Paulo.

Fundado em 1929, a equipe da Região das Hortênsias dedicou boa parte de sua existência exclusivamente à atuação nas categorias de base. Em 2022, 93 anos após sua criação, passou a disputar competições a nível profissional. Porém, até então, havia batido na trave na busca pelo acesso. Agora, conquista a classificação inédita para o segundo nível do futebol gaúcho.

Já o São Paulo, campeão gaúcho de 1933, irá para a terceira temporada consecutiva na terceirona. A equipe, recentemente, esteve na elite do Gauchão, entre 2014 e 2018.

Conhecido do torcedor de Bento no comando

O responsável pela promoção inédita do Gramadense foi Carlos Moraes, o treinador com mais partidas à frente do Esportivo neste século, onde conquistou dois acessos para o Gauchão, em 2019 e 2022; e o título gaúcho do interior, em 2020. O profissional de 49 anos assumiu o comando da equipe das Hortênsias na terceira rodada, após a demissão de Vinícius do Nascimento. Na campanha, Moraes soma três vitórias, um empate e duas derrotas em seis jogos.

Além do comandante, outros dois nomes com passagem pelo Esportivo participaram do acesso: o zagueiro Dieter e o volante Thobias Fernandes, ambos atuaram pelo Alviazul em 2024, emprestados pela equipe de Gramado.

Carlos Moraes adiciona mais um acesso em seu currículo (CE Gramadense / divulgação)

Adversário na final

O adversário do Gramadense na decisão será o Real SC, de Tramandaí, que também conquistou o acesso, derrotando o Riograndense. A equipe do Litoral Norte foi fundada em 2005, e assim como o time de Gramado, jogará a Divisão de Acesso pela primeira vez na história.

Será o primeiro time do Litoral Norte gaúcho a disputar a Divisão de Acesso, desde o Torrense, de Torres, em 1999.

As datas das finais estão marcadas para os próximos domingos, 1° e 8 de dezembro, com a equipe de Tramandaí decidindo em casa. Ambos os jogos serão às 15h.

Todos os participantes da Divisão de Acesso de 2025 já estão definidos:

  • Aimoré (São Leopoldo)
  • Bagé
  • Brasil (Farroupilha)
  • Esportivo (Bento Gonçalves)
  • Futebol Com Vida SAF (Viamão)
  • Gaúcho (Passo Fundo)
  • Glória (Vacaria)
  • Gramadense (Gramado)
  • Internacional (Santa Maria)
  • Lajeadense (Lajeado)
  • Novo Hamburgo
  • Passo Fundo
  • Real SC (Tramandaí)
  • Santa Cruz
  • União (Frederico Westphalen)
  • Veranópolis

Em breve, os dirigentes dos clubes participantes, devem se reunir com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para definir o formato de disputa, através do conselho técnico. Desde 2017, a competição vem sendo disputada com 16 times, divididos em dois grupos com oito equipes cada.