O GPS Rural, projeto da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), segue cadastrando mais residências e propriedades do interior de Bento Gonçalves, em localizações georreferenciadas. Desta vez, a comunidade do Vale dos Vinhedos foi apresentada ao projeto e seus benefícios para a população. A apresentação do plano ocorreu quinta-feira, 1º de dezembro, e a localidade será a próxima a receber a visita dos técnicos que fazem o cadastro.

O foco da SEMSEG é disponibilizar um acesso mais fácil entre as entidades de segurança, saúde e educação e as pessoas que residem nas partes mais remotas da Capital do Vinho. Cada propriedade receberá uma placa de identificação, com um código. A partir desse registro, os moradores do local podem solicitar auxílio com mais tranquilidade, pois quem for até o local terá um mapa completo e detalhado da região. Isso proporciona mais agilidade em qualquer atendimento.  

Até o momento, mais de 2 mil residências foram georreferenciadas pelo projeto, nas comunidades de São Valentim, Tuiuty, Faria Lemos e São Pedro. Segundo um dos envolvidos no trabalho, o secretário de Administração, Matheus Barbosa, a etapa atual é a última no quesito de cadastramentos. “Posteriormente, poderemos iniciar a utilização do serviço. É um projeto pioneiro e que será desenvolvido em todos os distritos. Uma ação em conjunto das secretarias em benefício do cidadão”, explana.

Fotos: Divulgação