Medida, segundo o governador Eduardo Leite poderia reduzir a tarifa aos motoristas; chefe do Executivo gaúcho garante que a proposta deverá ser amplamente discutida

O governo do Rio Grande do Sul estuda a implantação de novos pórticos de cobrança de pedágio no formato free flow, ou seja, sem a parada para pagamento em cabines, como ocorre na maioria das praças do estado. Segundo o governador Eduardo Leite, a medida vem sendo discutida, com o objetivo de reduzir o custo das tarifas pagas pelos motoristas. Apesar da hipótese, o assunto deve ser levado à discussão em outro momento.

A ideia é decorrente dos primeiros resultados divulgados sobre o sistema recentemente implantado na ERS-122, em Antônio Prado. Ao completar um mês de atuação, a inadimplência no pagamento da tarifa ficou em 12%, abaixo do esperado pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável pela administração do trecho.

Segundo Leite, em entrevista à Rádio Gaúcha na quinta-feira, 18, a possibilidade de instalação de novas praças de cobrança no formato free flow garante continuidade no fluxo da pista, já que não há necessidade de parada para pagar. Porém, garantiu que a ideia deverá ser amplamente debatida antes de qualquer decisão tomada pelo governo. “Não será uma decisão unilateral do governo, porque vai alterar a forma de distribuição de pórticos, e isso vai ter seus impactos na comunidade. Naturalmente, que se você vai colocar pórticos em localidades onde há bastante fluxo, um pagamento que seja feito ali vai ajudar a reduzir em tantos outros pórticos, e isso envolve uma nova conta a ser feita” — destacou Leite.”, disse.

Em Farroupilha e Carlos Barbosa, sistema inicia operação em fevereiro

A partir de fevereiro, outros pórticos devem entrar em funcionamento. No total, serão mais cinco locais espalhados nas ERS-122, nos km 4,6 (São Sebastião do Caí), km 45,5 (Farroupilha) e km 151,9 (Ipê), no km 30,1 da ERS-240 (Capela de Santana) e no km 6,5 da ERS-446 (Carlos Barbosa). A data de início da operação e o valor das tarifas estão sendo analisados e serão definidos pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Como funciona o free flow

Com um moderno sistema, as câmeras localizadas nas estruturas dos pórticos reconhecem a altura, a largura e o comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos. Durante a noite e em dias com neblina, por exemplo, o free flow funciona normalmente, já que os sensores operam até mesmo em situações de baixa visibilidade.

A inovação aplicada pela CSG nas rodovias estaduais também reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde estão sendo instalados os equipamentos.

Apesar de ser uma novidade no Brasil, o free flow já é bastante utilizado em outros países, como China, Estados Unidos, Portugal e Chile. Em solo nacional, o sistema foi autorizado pela Lei 14.157/2021 e anunciado pelo Governo do Estado do RS e pela CSG em agosto de 2023.  

Meios de pagamento

Os pagamentos deverão ser realizados até 15 dias após a passagem do veículo pelo pórtico. É possível pagar por meio de uma tag instalada no para-brisa dos veículos, por meio do aplicativo ‘CSG FreeFlow’, site ou presencialmente nos totens das bases de atendimento ao cliente, localizadas em Ipê (ERS-122 – km 151,8), Flores da Cunha (ERS-122 – km 99,5), Farroupilha (RSC-453 – km 118,6), Bom Princípio (ERS-122 km 36,1) e Capela de Santana (ERS-240 – km 24,8). Esta última entra em funcionamento a partir de fevereiro de 2024, quando a antiga estrutura em Portão (km 13 da ERS-240) será desativada.

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Foto: CSG / Divulgação