Dos 43 educandários gaúchos que adotaram o sistema, 18 deverão continuar, já que são coordenadas por um projeto elaborado pelo governo estadual

Após confirmação do encerramento do programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), o governo do Rio Grande do Sul confirmou que manterá apenas as atividades do modelo criado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Por meio de nota, a pasta informou que uma comunicação será encaminhada aos municípios, informando o seguimento do cronograma que for repassado por Brasília.

Atualmente, 43 educandários gaúchos seguem o modelo de escola implantada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na região, apenas Caxias do Sul e Garibaldi possuem escolas neste padrão. Do total de instituições no Rio Grande do Sul, 25 seguem as diretrizes do governo federal e outras 18 são coordenadas por um projeto elaborado pelo governo estadual, que fazem parte de uma iniciativa semelhante da gestão estadual, que, em vez de usar reservistas das Forças Armadas como monitores, contrata brigadianos aposentados.

Conforme a decisão da equipe de governo federal, o programa será encerrado até o final do ano, segundo documento enviado aos estados.