Valor da gasolina poderá cair R$ 0,44 por litro segundo Secretaria da Fazenda

A partir deste sábado, 1º de janeiro, milhares de produtos terão diminuição em seus custos por conta de redução do ICMS no Rio Grande do Sul. Alíquotas majoradas desde 2015 deverão chegar ao fim. A Secretaria da Fazenda informa que o consumidor deverá sentir os efeitos da diminuição em preços nos principais itens de consumo. Um deles é na gasolina comum, que deverá ter diminuição de R$ 0,44 por litro.

No estado, as alíquotas de gasolina e álcool irão cair de 30% para 25%, equiparando-se ao que é apresentado na maior parte dos estados brasileiros. A partir de janeiro de 2022, o RS passa a fazer parte do grupo de outros sete estados com as menores alíquotas do país para esses combustíveis.

Porcentagens de alíquotas modal/gasolina

Alíquota para modais

Além da queda prevista em combustíveis, produtos como vestuário, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos, também terão redução de impostos. Isso por conta da alíquota modal que cairá para 17% em janeiro. Antigamente a porcentagem era de 18%, tendo uma queda em 2021 para 17,5%. Esse valor reajustado fará o estado estar entre os sete com menor porcentagem dessa alíquota.