Muitos municípios já haviam feito essa liberação, mas agora se tornou válido em todo o território gaúcho

Nesta quinta-feira, 28 de abril, o governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou que o uso de máscaras para prevenção da Covid-19 é facultativo em vias públicas ou espaços fechados, públicos ou privados. Esse tipo de liberação já vinha sendo feito por alguns municípios, como é o caso de Bento Gonçalves, mas agora a regra passa a valer em todo território gaúcho.

O mesmo texto também cita que o comprovante vacinal será obrigatório somente me localidades e eventos que estiverem sob uma norma municipal que determine o documento. A decisão a cerca dessas atualizações vieram por conta dos indicadores de monitoramento do vírus no estado, que detectaram um controle maior sobre a doença.

Ainda nesta quarta-feira, o governo do Estado já havia divulgado que não há novos Alertas ou Avisos das regiões covid, pela sétima semana seguida. Apesar disso, o uso de máscaras segue recomendado em alguns locais, como em hospitais, ônibus e farmácias. O governo também recomenda que pessoas em risco sigam utilizando o item de proteção individual.

O decreto também estabelece regras de transição entre o trabalho presencial e o teletrabalho em órgãos públicos. Caso queira conferir na íntegra as demais determinações clique aqui.