Território gaúcho se mantém com indicadores da Covid-19 sob controle, apesar de pequena alta em números

O Gabinete de Crise e o governador do Estado, Ranolfo Vieira, realizaram uma reunião nesta quarta-feira, 27 de abril, para definir os Alertas ou Avisos do Sistema 3As de Monitoramento da Covid-19. Pela sétima semana seguida, o órgão não emitiu notificações a nenhuma região do Rio Grande do Sul, pois a situação pandêmica está sob controle, apesar de leve aumento em números totais.

Nesta última semana, o Estado apresentou uma média móvel de casos 7% maior do que vinha representado no meio de abril. A incidência de casos confirmados passou para 121,5 por 100 mil habitantes. O número de internados também subiu em 26, ao mesmo tempo em que dois em UTI foram liberados. A taxa de ocupação de UTIs no Estado segue em 67,4%.

Nesta semana ocorreram ainda 49 óbitos por complicações de Covid-19 em todo território gaúcho. Apesar do número de fatalidades, esse registro mantém uma estabilidade quando comparado a outra semana.

Para seguir com os indicadores baixos, o governo do Estado vem reforçando a importância da dose de reforço da vacina contra o vírus. Até o momento, 87,2% da população gaúcha já recebeu pelo menos uma dose ou dose única do imunizante. Já o esquema vacinal primário completo fica em 79,1%, enquanto o total com dose de reforço fica bem mais abaixo, com 48,9% das pessoas.