A ordem de início das obras de restauração em três rodovias da Serra, contempladas no lote 13 do programa Restauro, foi assinada nesta quinta-feira, 26, pelo governador José Ivo Sartori e pelo secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, no Palácio Piratini. Durante a cerimônia, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cetollin, falou representando os municípios da região beneficiada pelas obras.

No total serão recuperados 30,81 quilômetros, com investimento de R$ 12 milhões financiados pelo Banco Mundial. Na ERS 431, serão executados serviços de recuperação no trecho entre São Vicente do Sul e Dois Lajeados; na ERS 448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul; e na VRS 813, de Garibaldi a Farroupilha.

A empresa responsável pelos serviços é a Concresul Britagem, que fará serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, obras de arte corrente e demais obras complementares. As obras também beneficiam os municípios de São Valentim do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Dois Lajeados, Nova Pádua, Nova Roma, Guaporé.

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, destacou o trabalho de recuperação de trechos já executados. “Apesar das dificuldades, vencemos muitos entraves burocráticos, reformulamos projetos, superamos problemas legais, contratuais e ambientais, e estamos concluindo e entregando as obras”. Westphalen também salientou a atuação do Daer, que com dinamismo vem dando respostas à população, e sinalizou que os serviços iniciam assim que a empresa se instalar na região.

Para o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a entrega da ERS 431 é um compromisso. “A 431 talvez seja a estrada mais importante para a região, que une Guaporé e Dois Lajeados com a região de Caxias. Queremos recuperar toda a 431 e entregar em ótimas condições”.

Representando os municípios da região beneficiada pelas obras, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cetollin, agradeceu ao governador Sartori pelas medidas adotadas desde o início da gestão, em especial o aumento do ICMS, que vem auxiliando as gestões municipais. “Graças a isso, os municípios estão conseguindo andar. O senhor está colocando o estado nos trilhos”.

José Ivo Sartori saudou o esforço de todos os integrantes do governo para efetuar obras necessárias em infraestrutura. “Quero reforçar que, em dois anos de governo, investimos R$ 700 milhões em obras de recuperação e manutenção de estradas, que somam 1.416 quilômetros”.

Reconhecendo que o cenário é de crise financeira e que ainda há muito a ser feito, Sartori sinalizou a possibilidade de recuperação do trecho entre Nova Roma e Antônio Prado. “Temos um compromisso, tenham paciência, que mais adiante, espero que ainda neste ano, possamos iniciar o processo de licitação”.

Ao destacar os resultados positivos, o governador anunciou: “Mesmo com todas as dificuldades também vamos conseguir entregar 26 acessos municipais em 2017 e dar mais um passo nas concessões”.

Participaram da cerimônia o conselheiro do Tribunal de Contas do RS Alexandre Postal e os deputados estaduais Álvaro Boésio, Vilmar Zanchi e Gilmar Sossela, além dos prefeitos dos municípios beneficiados e demais autoridades.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.