Expectativa é que os concursos sejam realizados ainda no primeiro semestre do ano que vem e o outro em 2025

Pelo menos dois concursos públicos deverão ter editais publicados em breve no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Leite na noite desta quinta-feira, 10, em uma rede social. Cada processo terá três mil vagas.

A expectativa é que os concursos sejam realizados ainda no primeiro semestre do ano que vem e o outro em 2025.

O governador reforçou que o Estado não realizava concursos há cerca de 10 anos e que este é o primeiro da área. Para Leite, a educação é a maior prioridade deste novo ciclo de governo. “A educação está no centro da nossa estratégia e, por isso, além dos investimentos importantes que estamos fazendo na infraestrutura das escolas, precisamos buscar o aumento do número de professores e a qualificação desses profissionais”, disse.

Contratação de professores temporários

Ainda para este ano, o governo espera contratar mais 1,5 mil profissionais temporários. Para isso, foram encaminhados à Assembleia Legislativa dois projetos de lei, um que vai chamar 3.163 novos profissionais em caráter emergencial, sendo 2,6 mil professores e 563 supervisores. As vagas e cargos em disputa ainda estão em fase de elaboração pela Secretara Estadual de Educação (Seduc).

Foto: FreePik